Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Estimativa do VBP da agropecuária mineira é positiva

VALOR BRUTO DE PRODUÇÃO
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
23/09/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A estimativa de geração de renda na agropecuária de Minas Gerais, considerando os dados até agosto de 2024, é positiva, chegando a R$ 144,27 bilhões. O dado consta no documento que analisa o novo Valor Bruto da Produção (VBP) para o setor, divulgado nesta segunda-feira (23/9) pelo Sistema Faemg Senar. As atualizações das estatísticas de produção, especialmente da pecuária, favoreceram o resultado. Os produtos de maior contribuição para a estimativa positiva foram café, leite, soja, bovino de corte e cana.

O documento traz a análise de estimativa para o ano, considerando a evolução da produção e dos preços até agosto desse ano, e representa uma importante análise de desempenho do setor.

Os dados de 2023 para a produção de leite e ovos foram revistos, considerando a Pesquisa Pecuária Municipal, bem como as estimativas para 2024 para todos os produtos, dada a divulgação do 2º trimestre desse ano. Com isso, o resultado geral das cadeias pecuárias foi positivo, justificado também pelos resultados de médias de preços, especialmente de frango e suínos.

Já no caso dos produtos agrícolas, a atualização da Pesquisa Agrícola Municipal 2023 possibilitou a atualização da base para os produtos cebola e abacaxi, bem como a divulgação dos novos relatórios de cana e de café pela CONAB para a safra 2024.

Clique aqui e veja o documento na íntegra.