Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Ergonomia no campo: curso piloto foca em saúde no trabalho

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
24/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Curso piloto do Sistema Faemg Senar foca em ações que promovem segurança e saúde nas atividades laborais - Imagem: CNA

Pilotar veículos, levantar pesos, fazer movimentos repetidos ou trabalhar em pé são ações comuns nas atividades do campo, mas que podem ocasionar doenças de trabalho se executadas da forma errada.

Por isso, a ergonomia, nome dado à ciência que estuda a relação das pessoas com as máquinas e os equipamentos no ambiente de trabalho é tão importante. O assunto, inclusive, compõe uma norma regulamentadora específica do Governo Federal. Chamada de NR 17 é ela que estabelece obrigações, direitos e deveres para empregadores e trabalhadores no cumprimento das atividades laborais. 

E quando o assunto é trabalho no campo, a preocupação com segurança e saúde não são diferentes. Ciente dessa questão, o Sistema Faemg Senar promoveu o curso piloto “Ergonomia no Campo”. A capacitação foi organizada pelo Escritório Regional de Uberaba e o Sindicato de Produtores Rurais de Frutal para 10 trabalhadores.  

Capacitação foi oferecida em Frutal por meio da parceria entre o Sindicato de Produtores Rurais da cidade e o Escritório Regional de Uberaba

O operador de colhedora de cana-de-açúcar José Cícero da Silva foi um dos alunos do curso e disse que o conhecimento foi útil para o trabalho e a vida pessoal. “O que eu aprendi no curso está sendo muito importante na minha função e estou colocando em prática na empresa, e até ajudando meus companheiros. A forma como o professor nos ensinou ajuda a levar o aprendizado para a vida. Melhorou até meu bem-estar familiar!”, conta.

Ergonomia trabalha a relação entre o ser humano e as máquinas no ambiente de trabalho

O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar Alexandre Martins diz que o curso promove um conhecimento que traz bem-estar para os funcionários das propriedades rurais, além de criar um ambiente com mais capacidade produtiva. “As práticas da ergonomia colaboram para prevenir problemas de lesão por esforço repetitivo (LER), doenças psicossociais, afastamentos médicos e ausências de trabalho, promovendo assim, qualidade de vida e produtividade”, avalia. 
 

}