Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Faemg apoia aprovação do PL 754/15

AUDIÊNCIA PÚBLICA
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
29/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Água para conseguir produzir e colher desenvolvimento. O Projeto de Lei (PL) 754/15 destrava o acesso dos produtores rurais mineiros à possibilidade de reservar água e, assim, desempenhar o seu trabalho, gerar renda e garantir segurança alimentar. O Sistema Faemg Senar defende essa perspectiva e participou, nesta quarta-feira (29), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que discutiu este PL.

O projeto dispõe sobre a outorga coletiva do direito de uso dos recursos hídricos e da Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável. A possibilidade de construir barramentos para reservar água para irrigação e a Política Estadual de Agricultura Irrigada são essenciais para a sustentabilidade do trabalho dos produtores rurais, garantindo safras com resultados mais estáveis e abundantes e fortalecendo a fonte de renda para as famílias rurais.

Os representantes do Sistema Faemg Senar levaram o ponto de vista dos produtores rurais , demonstrando a importância deste projeto para o desenvolvimento sustentável e a produtividade da agricultura em Minas Gerais. Na entrada da ALMG, o Sistema Faemg Senar, com o apoio da caravana de produtores rurais de São Gotardo, também montou uma barraca com diversos produtos da agricultura irrigada.

“É o Sistema mostrando que, de forma ordeira, defende este projeto, que permite os barramentos para os pequenos e médios produtores, que necessitam disso há muito tempo. Vamos continuar presentes e argumentando com os nossos deputados, mostrando a importância da aprovação deste projeto para que a gente avance, melhorando a condição de vida do nosso produtor rural, produzindo mais alimento e proporcionando uma vida melhor para todos”, afirmou o presidente do Sistema, Antônio de Salvo.

Barraca mostrou a diversidade dos produtos da agricultura irrigada

Desenvolvimento para regiões mais vulneráveis

A audiência da Comissão de Participação Popular possibilitou ampla discussão, reunindo produtores rurais, presidentes de associações de Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas, Vales do Mucuri e Jequitinhonha e de São Mateus, representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de associações de irrigantes e produtores rurais.

“É preciso desatar esses nós para que as pessoas entendam a importância que a água tem na produção agropecuária de Minas Gerais, incluindo o pequeno, médio e o grande produtor. Estamos trazendo a nossa realidade, mostrando a importância vital da aprovação deste PL”, destacou o presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, André Nunes Costa.

Outra região vulnerável, que precisa da água para produzir mais e melhor, é o Norte de Minas. “Nossa região é rica: tem terra plana, solo fértil, rios banhando as nossas terras, sol nove meses do ano, mas essa riqueza não está ao acesso do nosso produtor. Este projeto tem o poder de destrancar essa riqueza, é dar acesso à água para que ele possa produzir, sair da situação de dependente de auxílio e recuperar a sua dignidade”, analisou o presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte), Astério Itabayana Neto.

Presidentes das associações de SPRs do Norte de Minas, Vales do Mucuri,
Jequitinhonha e São Mateus, Astério Itabayana Neto (à esquerda) e
André Nunes Costa (à direita) também representaram os produtores rurais

Apoio à aprovação do PL 754/15

O PL é de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), que agradeceu o apoio do Sistema Faemg Senar para a aprovação do PL 754/15, com mobilização junto aos produtores rurais e orientações técnicas.

“Nosso projeto vai facilitar com que eles reservem água, especialmente no Norte de Minas, no Jequitinhonha, Noroeste, que têm problema de falta de água. Nosso projeto visa a reservar água, criar pequenas barragens, incentivar barraginhas. Tendo água, o produtor vai ter irrigação, produção, e vai gerar renda e desenvolvimento”, acrescentou.

Para a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este PL tem o potencial de transformar a vida das pessoas que estão nos territórios mais vulneráveis às mudanças climáticas. “Podemos avançar ao fazer isso de forma equilibrada, racional, com boa técnica e educação. Os produtores rurais podem contar o Sistema Faemg Senar, que se orgulha de defender um setor que reserva 80% da vegetação nativa de Minas Gerais dentro dos imóveis rurais”, reforçou.