Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Dia de Campo em Córrego Danta atrai centenas de pessoas

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR GABRIELA ALMEIDA, DE PATOS DE MINAS
23/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Cento e vinte seis produtores rurais do Alto Paranaíba e Alto São Francisco participaram do evento

A Fazenda Araras de Cima, localizada no município de Córrego Danta, na região do Alto São Francisco, abriu a porteira, no último dia 13 de abril, para receber centenas de produtores para o Dia de Campo ATeG Café+Forte. A propriedade de José Reis, José Reis Júnior e Alberto Reis, foi o local escolhido para sediar o encontro promovido pelo Sistema Faemg Senar e parceiros.

Produtores rurais dos municípios de Córrego Danta, Campos Altos, Santa Rosa da Serra, Pratinha, São Gotardo e Rio Paranaíba participaram da uma manhã preparada para impulsionar a cafeicultura na região, com o compartilhamento de conhecimentos técnicos e práticas gerenciais.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades políticas, entre eles o prefeito de Córrego Danta, Ednei Martins de Matos, secretários municipais e vereadores, presidentes dos sindicatos rurais de Córrego Danta e Campos Altos, bem como dos agentes de desenvolvimento rural (ADRs) e técnicos do Sistema Faemg Senar, além dos gerentes dos escritórios regionais de Uberaba, Ricardo Tuller, e de Patos de Minas, Sérgio Coelho.

Em sua fala, Sérgio destacou o sucesso do evento. “Esta adesão tão significativa reitera a confiança dos produtores rurais das regiões do Alto Paranaíba e Alto São Francisco na assistência técnica ofertada pelo Sistema Faemg Senar na cafeicultura” ressaltou.

Estações técnicas

Durante o Dia de Campo ATeG Café+Forte, os produtores rurais puderam circular por diversas estações técnicas, onde especialistas compartilharam conhecimentos sobre diferentes aspectos da cafeicultura.

Na primeira, sobre o manejo de plantas daninhas e uso de diferentes herbicidas, o engenheiro agrônomo Hermesson Alves da Cruz, técnico de campo ATeG, abordou técnicas eficazes de manejo destas plantas e o uso adequado de herbicidas, visando aprimorar a produtividade das lavouras.

Na sequência, os participantes seguiam para a estação de cultivares de café, onde os engenheiros agrônomos Alan Leonardo Ribeiro Lopes e Wander Gustavo Silva de Oliveira destacaram as características e vantagens de diferentes cultivares para os produtores locais. Foram discutidas variedades como Paraíso 2, Catucai 2SL, Catuai IAC 99, Catuai IAC 144 e Arara.

A última estação apresentou as novas tecnologias usadas na Fazenda Araras de Cima. O engenheiro agrônomo Dr. Vinicius Teixeira Lemos foi o responsável por compartilhar as inovações adotadas, como o uso de canhões pulverizadores adaptados, carrinhos aplicadores de herbicidas, micro-terraceamento com mini retroescavadeira e burrinho mecânico, além de técnicas de plantio reto subindo morro.

Visita a campo

Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pela fazenda, onde conheceram de perto as práticas discutidas durante o evento. O dia foi encerrado com o almoço de confraternização e "Papo aberto com os parceiros", um momento para troca de ideias e networking entre os presentes.