Cento e vinte seis produtores rurais do Alto Paranaíba e Alto São Francisco participaram do evento
A Fazenda Araras de Cima, localizada no município de Córrego Danta, na região do Alto São Francisco, abriu a porteira, no último dia 13 de abril, para receber centenas de produtores para o Dia de Campo ATeG Café+Forte. A propriedade de José Reis, José Reis Júnior e Alberto Reis, foi o local escolhido para sediar o encontro promovido pelo Sistema Faemg Senar e parceiros.
Produtores rurais dos municípios de Córrego Danta, Campos Altos, Santa Rosa da Serra, Pratinha, São Gotardo e Rio Paranaíba participaram da uma manhã preparada para impulsionar a cafeicultura na região, com o compartilhamento de conhecimentos técnicos e práticas gerenciais.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades políticas, entre eles o prefeito de Córrego Danta, Ednei Martins de Matos, secretários municipais e vereadores, presidentes dos sindicatos rurais de Córrego Danta e Campos Altos, bem como dos agentes de desenvolvimento rural (ADRs) e técnicos do Sistema Faemg Senar, além dos gerentes dos escritórios regionais de Uberaba, Ricardo Tuller, e de Patos de Minas, Sérgio Coelho.
Em sua fala, Sérgio destacou o sucesso do evento. “Esta adesão tão significativa reitera a confiança dos produtores rurais das regiões do Alto Paranaíba e Alto São Francisco na assistência técnica ofertada pelo Sistema Faemg Senar na cafeicultura” ressaltou.
Estações técnicas
Durante o Dia de Campo ATeG Café+Forte, os produtores rurais puderam circular por diversas estações técnicas, onde especialistas compartilharam conhecimentos sobre diferentes aspectos da cafeicultura.
Na primeira, sobre o manejo de plantas daninhas e uso de diferentes herbicidas, o engenheiro agrônomo Hermesson Alves da Cruz, técnico de campo ATeG, abordou técnicas eficazes de manejo destas plantas e o uso adequado de herbicidas, visando aprimorar a produtividade das lavouras.
Na sequência, os participantes seguiam para a estação de cultivares de café, onde os engenheiros agrônomos Alan Leonardo Ribeiro Lopes e Wander Gustavo Silva de Oliveira destacaram as características e vantagens de diferentes cultivares para os produtores locais. Foram discutidas variedades como Paraíso 2, Catucai 2SL, Catuai IAC 99, Catuai IAC 144 e Arara.
A última estação apresentou as novas tecnologias usadas na Fazenda Araras de Cima. O engenheiro agrônomo Dr. Vinicius Teixeira Lemos foi o responsável por compartilhar as inovações adotadas, como o uso de canhões pulverizadores adaptados, carrinhos aplicadores de herbicidas, micro-terraceamento com mini retroescavadeira e burrinho mecânico, além de técnicas de plantio reto subindo morro.
Visita a campo
Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pela fazenda, onde conheceram de perto as práticas discutidas durante o evento. O dia foi encerrado com o almoço de confraternização e "Papo aberto com os parceiros", um momento para troca de ideias e networking entre os presentes.