Em uma iniciativa inédita no município de Formoso, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, promoveu o primeiro dia de campo voltado para a citricultura, com foco no cultivo de laranjas, nesta quinta-feira (15/8). O evento, no Projeto de Assentamento Capão do Mel, atraiu 126 produtores rurais da região e destacou a importância da profissionalização do setor.
O presidente do Sindicato, Marcelo Perondi, expressou a sua satisfação com o sucesso do evento. “Com o apoio da comunidade e dos pequenos produtores atendidos pelo ATeG, por meio do nosso técnico de campo Doglimar Guimarães, tivemos palestras relevantes sobre manejo de pragas, doenças, sucessão familiar e técnicas de irrigação".
Ronny Alex Araújo, engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, ressaltou o impacto positivo do evento. “A citricultura tem grande potencial na região. Precisamos continuar realizando ações como esta para profissionalizar o setor e garantir seu crescimento sustentável. A presença expressiva dos produtores demonstra o interesse e a necessidade de mais iniciativas como essa”.
Além das palestras e oficinas práticas, o evento proporcionou um espaço para troca de experiências e conhecimento entre os participantes. Esta é a segunda turma do ATeG Fruticultura, com aproximadamente 60 produtores beneficiados na região. “Nosso primeiro Dia de Campo ATeG de Fruticultura no Noroeste mineiro foi um sucesso. O evento destacou o papel do Sistema FAEMG SENAR e do Sindicato no desenvolvimento da citricultura na região”, comentou o gerente regional Sérgio Coelho.