Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CT de Grãos se reúne no segundo dia da Femec

FEMEC
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA E JULIANA FIDÉLIS, ASCOM
02/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar promoveu, durante o segundo dia da Femec, mais uma reunião da Comissão Técnica de Grãos. O encontro contou com as presenças do presidente, Antônio de Salvo, dos vices Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

A situação atual do seguro agrícola, os produtos da Faemg Clube de Benefícios e as ações da CT para o próximo trimestre foram alguns dos assuntos tratados.

Na ocasião, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, chamou atenção para a plataforma Selo Verde e a importância dela para os produtores de soja. A iniciativa do Governo de Minas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne dados ambientais das cadeias produtivas do café, florestas plantadas e sojas, e agrega rastreabilidade e transparência à produção mineira. Essas informações colaboram para reduzir o desmatamento ilegal, fortalecendo, assim, as oportunidades para exportação dos commodities agrícolas.

“Temos três culturas à disposição, basta o produtor rural entrar na plataforma com o seu número de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ela  mostra os estudos que foram feitos desde 2008 e que não existe desmatamento naquela propriedade. A soja está na plataforma e orientamos que os produtores rurais entrem lá, tirem seu “nada consta”. Vamos fomentar isso e buscar os parceiros para encorpar a plataforma para ter mais visibilidade e o Governo Federal fazer um piloto, quem sabe, usando os nossos dados”, reforçou.

Tema que é de suma importância segundo o presidente do Sistema, Antônio de Salvo. “36% do Complexo Soja é exportado para a União Europeia, 21% o café, então o Complexo Soja não é só grão ou farelo. Por isso, pode parecer que é algo que não nos atinge, mas nos afetará muito”, alertou reforçando a importância do envolvimento dos produtores no uso da plataforma Selo Verde.

Já o presidente da CT de Grãos, Paulo Mendonça Filho, destacou outros temas que, segundo ele, também foram importantes no encontro. “A questão do seguro agrícola, num momento que preocupa o produtor rural, os preços das commodities que estão em baixa e a questão em relação à segurança no campo que, em algumas regiões, nós ainda estamos com certa precariedade”, finalizou.

Programação da Femec

Nesta quarta-feira (03/04), a Femec será palco da reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, às 8h30. No dia 04 de abril, a partir das 9h, o Sistema Faemg Senar promoverá o evento “Desenvolvimento Sustentável e Valorização Econômica”, com apresentação do projeto Agro + Verde, uma iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e da Cargill. A programação é aberta aos produtores rurais e inclui palestra sobre a geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente no auditório do Sindicato Rural. Ainda no dia 04, a partir das 14h, o Sistema Faemg Senar tem participação no 4º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, com palestra da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.

No Pavilhão do Agronegócio, o Sistema Faemg Senar tem um estande para apresentação dos produtos e serviços. Neste local também são realizadas 13 oficinas gratuitas para os produtores rurais, com temas diversos como Agricultura de Precisão, Bem-estar Animal e Sanidade, Qualidade do Leite, Pecuária de Precisão, Biosseguridade na Suinocultura, entre outros.

Femec 2024

A 11ª edição da Femec tem como novidade a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reúne ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária.

A Femec 2024 apresenta também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e painéis temáticos. Em 2023, a feira recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru e tem entrada gratuita.

 

Perdeu algum conteúdo da Femec 2024? Acompanhe abaixo: