Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CT da Pecuária de Leite reforça alinhamento com parlamentares

MEGALEITE
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
12/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A união é primordial para alçar conquistas para a pecuária de leite. Por isso, a Comissão Técnica (CT) da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar levou a sua 26ª reunião para dentro da Megaleite, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (12/6), convidando deputados para apresentarem os planos de ação em apoio ao produtor de leite.

O vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, e o presidente da CT de Pecuária de Leite, Jônadan Ma, na abertura da reunião na Megaleite

Além dos deputados, participaram representantes de associações, cooperativas e presidentes de sindicatos dos produtores rurais. “Fazer esta reunião com a participação dos deputados é uma forma de trabalharmos alinhados para que, juntos, possamos ter uma frente ampla para fortalecer o setor. Isso vai dar mais pujança para os nossos pleitos como maior representatividade”, destacou o presidente da CT da Pecuária de Leite, Jônadan Ma.

O vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, ressaltou a importância do alinhamento e a necessidade de pressionar por soluções para as demandas do produtor rural. “Nossa CT tem trabalhado muito junto a cooperativas, associações. E o Sistema Faemg Senar tem um diálogo bastante propositivo junto ao governo do estado. Vamos continuar firmes nessa batalha para fazermos sempre algo melhor. Se o setor tiver unido, teremos êxito com nossas pautas”, ressaltou.

Em prol do produtor de leite

Para o deputado Coronel Henrique, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a união de esforços é determinante. “As metas do setor produtivo são comuns a todos nós. Então ouvir o produtor e trazer o que estamos fazendo para dentro da comissão técnica é muito importante. Quem escuta mais erro menos”.

O deputado federal Rafael Simões, presidente da Subcomissão Permanente do Leite da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPDR), agradeceu a oportunidade. “É trazer para os produtores da cadeia leiteira tudo o que estamos fazendo em Brasília e o que ainda podemos fazer por meio da união de todos. Plantamos uma semente para buscar um projeto estruturante para toda a cadeia”.

A deputada federal Ana Paula Leão, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite da Câmara dos Deputados, destacou a importância do diálogo com a classe. “Precisamos continuar trabalhando em conjunto com as entidades de classe e fazer com que nossos projetos de lei tenham andamento no Congresso”.

Atuação da CT

Mais do que ouvir o que está sendo feito pelos parlamentares, o momento também foi de apresentar demandas e mostrar ações. Jônadan Ma apresentou as principais ações da CT da Pecuária de Leite e da CNA em prol do setor leiteiro brasileiro:

1. Monitoramento permanente das importações e medidas adotadas
2. Processo antidumping (CNA);
3. Atuação nas questões sanitárias: foco no programa nacional de controle e erradicação de brucelose e tuberculose
4. Promover mecanismos de negociação e adoção de valores de referência para a comercialização do leite para o produtor, especialmente o Conseleite-MG
5. Aproximar o produtor com o varejo e consumidor

“Trabalhamos muito bem da porteira para dentro. E precisamos nos preocupar com a porteira para fora. Precisamos continuar firmes e fortes para mostrar a importância do nosso setor para a economia de Minas e do Brasil”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, no fechamento do evento.

Informação empodera o setor

Na reunião, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, falou sobre o mercado leiteiro, competitividade e desafios da cadeia.

Também prestigiaram a reunião o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o presidente da Girolando, Domício Silva; a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.