Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Conheça os vencedores do Cupping

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA E SIMON NASCIMENTO, DA ASCOM
09/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Quase duas mil amostras foram analisadas no concurso de qualidade de cafés

Vencedor em duas categorias, produtor Horácio de Moura também levou a primeira colocação geral

Trinta produtores de cafés especiais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café + Forte do Sistema Faemg Senar tiveram o trabalho reconhecido nesta quinta-feira (9/11), durante o segundo dia da Semana Internacional do Café (SIC 2023), realizada no Expominas, em Belo Horizonte. Com o grande auditório lotado por mais de mil pessoas, o 7º Cupping de Cafés Especiais premiou os cafeicultores e técnicos de campo mais bem colocados no concurso de qualidade. Este ano, foram analisadas 1845 amostras, número recorde que representa crescimento de 1.039% em comparação com a primeira edição do concurso, em 2017.

Durante a abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, enfatizou que o conhecimento é a única forma de manter a competitividade dentro das propriedades rurais. “Precisamos investir em conhecimento e em inovação. E o ATeG faz isso de forma excepcional.  Aqui em Minas Gerais, em parceria com a CNA, estamos fazendo a nossa parte de forma muito firme, contribuindo para a transformação de vidas. Não dá mais para continuarmos produzindo no ‘achismo’ ou na experimentação, precisamos trabalhar para atingirmos alto grau de competitividade e tendo o conhecimento como a luz que baliza a nossa permanência no campo”, disse. 

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Presidente Antônio de Salvo e diretoria do Sistema Faemg Senar participaram da premiação 

Na premiação, foram anunciados os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras – Sul, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado Mineiro - nas categorias natural e cereja descascado. Foram agraciados os três melhores cafés produzidos por jovens, por mulheres, práticas de manejo sustentável e também os melhores cafés do tipo conilon. Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., a premiação coroa o trabalho dos cafeicultores mineiros. 

“Esse modelo que estamos adotando com o ATeG é de muito êxito e aí está o resultado, os produtores hoje estiveram aqui com suas famílias comemorando este momento. E são eles, os produtores rurais, que fazem Minas Gerais melhor e que contribuem para o desenvolvimento dos demais setores também”, citou.

Vencedor

O produtor Horácio Antônio de Moura, do sítio Três Barras, em Simonésia, na região das Matas de Minas, foi o grande vencedor da tarde. Ele levou o primeiro lugar nas categorias Matas de Minas - Cereja Descascado e Manejo Sustentável. O café produzido por Horácio também foi coroado com o 1º lugar geral do Cupping, com a pontuação de 89,05.

Gerente Executivo Técnico do Sistema, Bruno Rocha, e o produtor Horácio de Moura

“Devido às premiações e ajuda do meu técnico, melhoramos o pós-colheita, resolvemos alguns gargalos além de melhorar a produção e comercialização. Esse foi o grande diferencial: o capricho e cuidado para cuidar dos grãos, com o incentivo do Senar em participar do concurso e não desistir nunca”, celebrou Horácio.

A assessora técnica da Comissão Técnica Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, avalia que a SIC é um momento oportuno para o reconhecimento ao trabalho dos cafeicultores. “Para nós, da CNA, é fundamental estar aqui na SIC, porque é a principal feira de café do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo. É uma oportunidade de nos reunirmos com representantes de toda a cafeicultura nacional e internacional e divulgar o que temos feito pelos produtores rurais, de ter contato com esses produtores, com profissionais que atuam junto aos produtores e com os compradores internacionais”, frisou.

Assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda

ATeG Café + Forte

Em Minas, o ATeG Café + Forte atende mais de 4.200 produtores - um dos maiores números de atendimentos realizados em todas as cadeias. Ao todo, nove grupos de produtores recebem consultoria após a participação no ATeG. O programa está presente em todas as regionais, mostrando a potencialidade do estado para produção de cafés de qualidade. São 151 técnicos de campo, 13 supervisores e um consultor master designados para as atividades.

Os primeiros grupos encerraram em os ciclos de atendimento 2020 com incremento do lucro em quase 70%. Para o gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, este ano é considerado especial não somente pelo aumento na quantidade de amostras avaliadas, mas na melhoria da sua qualidade. “Esse número de 1.845 amostras representa, se não o maior concurso do Brasil, um dos maiores, e culmina nesta grande festa que é a Semana Internacional do Café. Utilizamos nos quatro meses de provas o recém-inaugurado Centro de Excelência em Cafeicultura, que é outro grande legado para os nossos produtores rurais e pelo desenvolvimento do setor”, assinalou.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Veja a lista completa de vencedores: 

1º Lugar – Geral - Horácio Antonio De Moura
2º Lugar Geral - Erivelton Alberto Da Silva Orlando
3º Lugar – Geral - Ronoaldo Rovilson De Souza

Premiação por região

Matas (Natural) – 3º Lugar - Reginaldo Alves Dos Santos
Matas (Natural) – 2º Lugar - Joel Gilmar Emerick
Matas (Natural) – 1º Lugar - Victor Crisóstomo Da Silva

Sul De Minas (Natural) – 3º Lugar – Renato Donizetti De Carvalho
Sul De Minas (Natural) – 2º Lugar – Ronoaldo Rovilson De Souza
Sul De Minas (Natural) – 1º Lugar - Erivelton Alberto Da Silva Orlando


Chapada De Minas (Natural) – 3º Lugar – Gilson Pereira Da Silva
Chapada De Minas (Natural) – 2º Lugar – Luiz Carlos Sombini
Chapada De Minas (Natural) – 1º Lugar - Marcos Nunes Dos Santos


Cerrado (Natural) – 3º Lugar – Reinaldo Assis De Ávila
Cerrado (Natural) – 2º Lugar – Erly Silva
Cerrado (Natural) – 1º Lugar - Augusto Ferreira Guimarães


Matas (Cereja Descascado) – 3º Lugar – Gilmar Caetano Da Silva
Matas (Cereja Descascado) – 2º Lugar – Eduardo Bento Medeiros
Matas (Cereja Descascado) – 1º Lugar - Horácio Antonio De Moura


Sul De Minas (Cereja Descascado) – 3º Lugar - Eduardo Fenz
Sul De Minas (Cereja Descascado) – 2º Lugar - Antonio Rodrigues De Miranda
Sul De Minas (Cereja Descascado) – 1º Lugar - Joaquim Adolfo Pinto Noronha


Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 3º Lugar – José Daniel Santos Alves
Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 2º Lugar – Sebastião Gomes De Almeida
Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 1º Lugar – Claudionor De Jesus Sousa


Conilon – 3º Lugar - Lucian Cícero Medeiros
Conilon – 2º Lugar – Ronaldo Pansine
Conilon – 1º Lugar - Jurandir Lourenço De Souza

Escritório Regional Destaque – Er-05 Viçosa
Categoria Jovens – 1º Lugar - Erivelton Alberto Da Silva Orlando
Categoria Mulheres – 1º Lugar - Patrícia Da Roza Emerick