Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Comunicado aos cafeicultores de Minas

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
06/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg e a Comissão Nacional do Café da CNA, em suas atribuições de defender e lutar pelo cafeicultor, vêm a público manifestar seu apoio e comunicar o pedido de assistência junto às entidades setoriais para prover políticas emergenciais para oferecer condições e competitividade ao cafeicultor, dentre elas: recurso para capital de giro e recuperação das lavouras; transparência das estatísticas setoriais e facilitação do acesso ao seguro rural.

O setor cafeeiro, nos últimos anos, vem sendo acometido por intempéries climáticas, a exemplo da estiagem recente e das geadas no ano passado, que acarretaram duas quebras de safras (2021 e 2022). Para o ano de 2022/23, o déficit hídrico crítico e, recentemente, chuvas de granizo jamais vistas na região produtora de café têm gerado incertezas quanto à colheita da próxima safra.

A análise da disponibilidade de água no solo em duas regiões cafeeiras, em 2021 e até o presente momento de 2022, aponta que os índices estão abaixo da média dos últimos dez anos. Além disso, o mês de setembro foi crítico para a planta e para a formação da florada (safra 2023), e outubro, recém-iniciado, teve diversos municípios produtores surpreendidos por uma chuva de granizo que incorre em perdas ainda incalculáveis.

Considerando essas condições, por mais que os preços se mantenham firmes em 2022/23, em função do atraso ou do baixo volume de precipitação no “cinturão de café” preocupa o fato de que o cafeicultor, que teve sua lavoura afetada pela geada, duas estiagens consecutivas e agora o granizo, não consiga recuperar sua renda e conduzir a lavoura. Constatamos que boa parte das plantações vão requerer investimentos pelas perdas de produtividade e de qualidade que afetaram a renda no campo.

De acordo com o 3º Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra atual apresenta queda na produção brasileira na ordem de 20,1%, no comparativo com a última produção de bienalidade positiva (2020). Em Minas Gerais, maior estado produtor de café do Brasil, a redução é de 36,4%, com maior impacto no Sul de Minas (49%), Cerrado (29,8%), Zona da Mata (17%) e Chapada (14%).

O Programa Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Sistema Faemg e com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), simulou o aumento nos custos de produção da cafeicultura mineira entre 2019 e 2022. No estudo, observa-se aumento significativo dos custos de produção, impactados pela guerra, eleições, inflação, preço dos combustíveis, energia e fertilizantes. O aumento no Custo Operacional Efetivo (COE) da cafeicultura mineira foi da ordem de 46% no Sul de Minas; 42% nas Matas de Minas; 46% no Cerrado Mineiro; e 24% nas Chapadas de Minas.

Diante do cenário exposto, verifica-se que as margens de lucro reduziram e o produtor passa por momentos difíceis para manter a capacidade produtiva, efetuar pagamentos já assumidos e manter a renda. É importante reforçar que as perdas de produtividade e qualidade impactaram diretamente na fonte de renda, que para para boa parte dos produtores é a única.

Assim, o Sistema Faemg, por meio da Comissão Técnica do Café, está empenhado em encontrar soluções para atender as demandas do cafeicultor mineiro neste difícil momento para a atividade.

 Comissão Técnica do Café do Sistema Faemg - 6/10/2022