Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Como funciona o setor de Comunicação do Sistema?

FIQUE SABENDO - BOLETIM DA CINT
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM/CRH
17/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG
Equipe da Ascom na sede: profissionais de diferentes áreas atuam na comunicação estratégica e institucional


A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Sistema Faemg Senar é o setor responsável pela comunicação institucional e estratégica da entidade. Uma área que tem duas missões principais: tornar o Sistema referência na mídia quando o assunto é agro e colaborar para desmistificar a imagem distorcida de parte da população em relação ao segmento.


Porém, como isso acontece na prática?
O setor é coordenado por Rogério Maurício Pereira. Um jornalista com 30 anos de carreira, com experiência em veículos como rádios Super, Globo e CBN, jornal Super e O Tempo, Governo de Minas e Cemig, e que assumiu a área de comunicação do Sistema em junho deste ano.

Rogério Pereira: coordenador da Ascom tem 30 anos de experiência no jornalismo


Ele está à frente de uma equipe formada, atualmente, por 21 pessoas. Destas, 13 estão na sede trabalhando em diferentes frentes de produção de conteúdo, tais como matérias, coberturas, vídeos, produção de cards e material publicitário. Já no interior, para cada um dos 10 escritórios regionais, também existe a figura do assessor de imprensa. Um profissional de comunicação responsável por cobrir os eventos e cursos que acontecem em diferentes cidades mineiras e fazer com que eles ganhem visibilidade nos sites, rádios e jornais desses municípios.


A equipe de jornalismo, formada por 17 profissionais, atua em todo estado produzindo matérias, cobrindo eventos e publicando conteúdo noticioso em diferentes canais. O portal do Sistema Faemg Senar, as redes sociais, o WhatsApp e os canais de comunicação interna como TVs corporativas, Fluig e murais da sede são alguns dos exemplos. Apenas nos meses de agosto e setembro, foram 144 matérias publicadas e 556 conteúdos divulgados nas redes sociais do Sistema.


Outra atuação da equipe de jornalismo é a assessoria de imprensa, que tem como objetivo municiar os veículos de comunicação de Belo Horizonte e cidades do interior com informações sobre as ações que o Sistema Faemg Senar desenvolve em prol do produtor rural, tais como cursos, eventos e as atuações políticas em defesa dos direitos do homem e da mulher do campo.

Para se ter uma ideia, em agosto e setembro deste ano, o setor gerou mais de 27 milhões de reais em mídia espontânea, o que significa que diferentes veículos de comunicação, entre eles, Globo (TV Integração), Itatiaia, Record e O Tempo, divulgaram ações positivas do Sistema Faemg Senar sem que a entidade tivesse que pagar por isso.

Assessores regionais (da esquerda para direita):
 Diego (ER Governador Valadares); Flávio (ER Juiz de Fora); Izabella (ER Araçuaí);
Josiane (ER Sete Lagoas); Juliana (ER Uberaba); Karoline (ER Varginha);
Lílian (ER Viçosa) e Ricardo (ER Montes Claros)

Na área de publicidade são três profissionais especializados em design, dedicados à produção de materiais gráficos, impressos e digitais, que circulam no nosso portal, nas nossas redes sociais, em folders, panfletos, na produção de eventos e até na fachada de sindicatos, por exemplo. Tudo que se refere à parte visual é desenvolvido por eles. Por exemplo, as artes que vemos em estandes de feiras e eventos, como na Semana Internacional do Café e o Festival do Queijo Artesanal de Minas. Foram 275 criações de design em agosto e setembro.


Na produção de vídeos, temos dois profissionais: um analista e um estagiário. Juntos eles produzem material audiovisual de cunho institucional, além de material sobre programas e ações políticas da casa. Esses vídeos são publicados nos nossos canais e divulgados também para mais de 700 produtores e sindicatos via WhatsApp.  Nos meses de agosto e setembro, foram 26 vídeos produzidos, entre eles, dois institucionais.


Na parte administrativa, a Ascom possui uma funcionária dedicada às tarefas que se referem aos contratos, orçamentos, compras e notas fiscais necessárias a todas as atividades exercidas pelo setor.


Núcleo de Eventos
Desde a segunda metade de novembro, a equipe de Eventos formou um setor distinto da Ascom e que, a partir de agora, se reporta diretamente à Superintendência Administrativa e Financeira (SUPAF).


Quem faz o quê?
Administrativo:


Mayara Moreira: Responsável pelos processos administrativos e financeiros da ASCOM.
 

Audiovisual:


George Leite: Produção de material audiovisual, spots, mini documentários de cunho institucional, publicitário e jornalístico.
 

Designer:

André Cruz: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.


Everton Cirino: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como, revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.

 


Paula Almeida: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como, revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.


Estagiários:

Jornalismo
Rebeca Nichols: Apoio às atividades de jornalismo, clipping, entre outras atividades da área.
 


Audiovisual
Germânico Carlos: Apoio à produção de material audiovisual, spots, minidocumentários de cunho publicitário e jornalístico.
 

Jornalismo:


Cristiane Mendonça: Produção de conteúdo de comunicação interna para os funcionários (e-mails, comunicados, boletins de notícias, conteúdos para os murais e Fluig, além de material para as TVs internas).


Fernanda Martins: Produção de conteúdo para imprensa, mídias e portal, assessoria de imprensa, cobertura de eventos e reuniões, edição de matérias, produção de papers, apresentações e guias de fala para a Diretoria.


Izamara Arcanjo: Cobertura de eventos institucionais, produção de fotos, produção e  edição de matérias e conteúdos para o portal e demais mídias.

 


Janaína Rochido: Gestão dos assessores regionais, coberturas de eventos diversos, produção de fotos, produção e edição de matérias e conteúdos para o portal e demais mídias, atendimento aos Escritórios Regionais.


Nathalie Guimarães: Produção de conteúdo para imprensa, mídias e portal, assessoria de imprensa, cobertura de eventos e reuniões, edição de matérias, locução, edição do Em Dia com o Agro, fotografia, papers, apresentações e guias de fala para a Diretoria.


Simon Nascimento: Cobertura de eventos e agendas institucionais, produção e validação de conteúdo para redes sociais e site, fotografias, edição e redação de matérias.