Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Começa 12ª Semana Internacional do Café

CAFEICULTURA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
20/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg Senar promoveu, nesta terça-feira (20), a abertura oficial da 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que reúne os principais players do setor cafeeiro, tem como tema central: "Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café".  O evento contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e de autoridades estaduais e federais, além de representantes de entidades do setor produtivo como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg) e Federação do Comércio (Fecomércio).

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou a importância da SIC para o fortalecimento da cadeia produtiva do café e para a promoção do produto brasileiro no mercado internacional. “A SIC é mais do que um evento, é um ponto de encontro que inspira inovação, promove negócios e celebra a riqueza e a diversidade do café mineiro e brasileiro", afirmou Salvo.

Salvo também apresentou um panorama otimista do setor cafeeiro, destacando os números da produção brasileira e mineira. "O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e Minas Gerais responde por mais da metade dessa produção. Nosso estado é referência em qualidade e diversidade de cafés", ressaltou.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, participa da coletiva de imprensa ao lado do vice-governador, Mateus Simões, e dos secretários Thales Fernandes (Seapa) e Marília Melo (Semad) 

 Iniciativas do Sistema Faemg Senar

De hoje a sexta-feira (22), o Sistema estará presente SIC com diversas ações, como o Encontro de Jovens, reuniões técnicas e o programa ATeG Café + Forte, que já atende mais de 4.300 produtores em todo o Estado.

Ainda na abertura, Antônio de Salvo enfatizou os desafios enfrentados pelo setor, como as mudanças climáticas, mas ressaltou a resiliência dos produtores e a importância de investimentos em tecnologia e inovação para garantir a sustentabilidade da produção. "O programa ATeG Café + Forte é um exemplo de como estamos trabalhando para oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores, ajudando-os a aumentar a produtividade e a qualidade de seus produtos", afirmou.

 

Antônio de Salvo presenteia o vice-governador com produtos da agropecuária mineira (Crédito: Diego Vargas/ Seapa)

Identidade mineira

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, exaltou a cafeicultura como um dos pilares da economia e da cultura mineira. "Minas não seria Minas sem seu café", afirmou o vice-governador, ressaltando a tradição e a importância histórica da bebida para o estado.

Simões destacou o papel do pequeno produtor na expansão da cafeicultura mineira e agradeceu o trabalho do Sistema Faemg Senar no apoio a esses agricultores. "Sistema tem sido um parceiro fundamental na transformação da vida dos nossos cafeicultores", afirmou.

O vice-governador também mencionou os investimentos do governo estadual no setor, como a distribuição de recursos do Fundo Nacional do Café. "Estamos investindo em tecnologia, pesquisa e infraestrutura para garantir a qualidade e a competitividade do nosso café", disse Simões.

Vice-governador, Mateus Simões, e o presidente do Sistema, Antônio de Salvo, durante abertura da SIC (Crédito: Diego Vargas/Seapa)

Ao falar sobre o futuro da cafeicultura, Simões ressaltou o papel das mulheres e dos jovens, que estão inovando e revitalizando o setor. Ele também defendeu a importância da sustentabilidade na produção de café e a necessidade de apoio do governo federal para fortalecer a produção cafeeira.

Exportações em alta

Na fala do  secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o destaque foram os números que o café tem movimentado com as exportações, cerca de US$ 6 bilhões anualmente e 25 milhões de sacas embarcadas. “Estamos trabalhando para que o café se torne o principal produto exportado de Minas Gerais”, afirmou.

O secretário reforçou que a Seapa está presente na SIC com uma programação extensa, lançando publicações técnicas e mostrando programas como o Certifica Minas Café e a Plataforma SeloVerde MG, que comprova a sustentabilidade da nossa produção. “Também temos plantão técnico no estande do Governo de Minas, onde os produtores poderão receber orientações, tirar dúvidas e conhecer as ações  para o crescimento da atividade", disse.

Secretário Thales Fernandes em discurso durante a abertura da 12ª SIC (Crédito: George Leite)

 

Destaques da 12ª edição do SIC:

 

Expectativas: O evento espera receber mais de 20 mil visitantes de diversos países e movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios.

Conteúdo técnico: Serão oferecidas mais de 120 horas de conteúdo, com palestras e workshops sobre as últimas tendências do setor.

Prêmio Coffee of The Year: Mais de 570 amostras de café estão concorrendo ao prêmio, que será entregue no dia 22 de novembro.