O SENAR MINAS confirmou a excelência de seus treinamentos e o cumprimento de requisitos de sistema de gestão, após concluir auditoria externa para manutenção da Certificação ISO 9001, realizada este mês, de forma remota, na sede, em Belo Horizonte e em dois Escritórios Regionais. A aderência dos produtores ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG, devida à confiança e credibilidade passadas pelo SENAR, foi apontada pelo auditor Miguel Paiva, da certificadora DNV GL, como um ponto positivo de destaque.
Realizada anualmente, a auditoria da Certificação ISO 9001 examina o cumprimento das boas práticas determinadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da entidade. O processo foi acompanhado pela coordenadora de Administração e Finanças, Ana Lúcia Campos, e a analista de qualidade Maryanne Aguiar. Além da sede, a auditoria verificou os processos dos Escritórios Regionais de Viçosa e Juiz de Fora.
Qualidade consolidada
“O nosso certificado em sistema de gestão completou 16 anos de validade. Isso demonstra a maturidade da instituição em fornecer serviços educacionais e a capacidade de gerar processos transparentes, com informações disponíveis a todos os envolvidos”, analisa Ana Lúcia Campos. Para a coordenadora, a manutenção da certificação tem um significado muito importante, pois evidencia que “o SENAR está cumprindo uma metodologia de gestão seguindo ferramentas contemporâneas, alicerçadas em princípios de qualidade, para atendimento aos nossos clientes – os produtores rurais”.
Para o superintendente Christiano Nascif, mais do que a manutenção da ISO 9001, é importante ressaltar as atitudes e comprometimento de todos os colaboradores para exercerem suas funções com excelência. “Isso credencia o SENAR MINAS a transformar as vidas dos produtores rurais mineiros, que é o que fazemos de forma notória e incontestável ao longo de toda nossa história”, afirmou.
Comprometimento
A analista Maryanne Aguiar conta que foi a primeira vez que a auditoria externa foi remota. “Todos demonstraram tranquilidade em descrever e evidenciar seus processos, de acordo com a condução do auditor. Tudo transcorreu muito bem”, disse. O procedimento, segundo Miguel Paiva, foi um sucesso, uma experiência muito positiva para as equipes.
Nos Escritórios Regionais, os gerentes Marcos Reis, de Viçosa, e Wander Magalhães, de Juiz de Fora, também aprovaram a novidade. Mesmo remotamente, Marcos vê a auditoria como uma oportunidade de “refrescar a memória sobre os conceitos e regulamentos, contribuindo com a empresa para que ela entregue cada vez mais qualidade e eficiência nos serviços”. Wander conta que acha que o formato remoto veio para ficar, mas pondera que “é interessante, no casos dos cursos, o auditor poder estar presente para conversar com os participantes e tirar dúvidas”.
“O envolvimento é essencial para que os objetivos estratégicos sejam alcançados”, afirmou Miguel Paiva. “Ficou evidente como os gerentes vêm acompanhando os indicadores de produção e agindo quando necessário, o foco nos programas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, e como as regionais, mesmo com o cenário desfavorável em razão da covid-19, conseguiram se aprimorar, atendendo a Reformulação do planejamento corporativo anual apresentado”, concluiu.