Maior região produtora de cana-de-açúcar em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro recebeu o projeto Campo Futuro para o levantamento do custo de produção desta cadeia produtiva. A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem o objetivo de contribuir para as tomadas de decisão no campo, com o gerenciamento de preços e do comportamento da produção, por meio de informações estratégicas do setor rural. Os painéis foram realizados nos municípios de Santa Juliana e Uberaba, na quinta e sexta-feira (23 e 24/05).
“Uberaba é a maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil. Considerando isso é importante que a CNA esteja aqui, para que a gente tenha dados reais sobre as áreas e o custo de produção da nossa cidade, que vai servir de base para todo o Brasil. Esse dados vão espelhar aquilo que é realidade. Ficamos muito satisfeitos que isso esteja sendo feito dentro do sindicato”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata.
O levantamento de dados considerou a escolha de uma propriedade modal e a atual safra 2024/2025, e contou com a participação de produtores rurais e representantes de sindicatos, cooperativas e associações da região. As informações técnicas e de custos de produção foram formalizadas em uma planilha previamente estruturada, que posteriormente será utilizada no desenvolvimento de indicadores contábeis, gerenciais e econômicos.
A assessora técnica da Comissão de Cana-de-açúcar da CNA, Eduarda Lee Ferreira Lima, explicou que, após a execução do painel, os dados serão validados e será feito um monitoramento mensal dos custos. “Esses dados serão utilizados para o subsídio de políticas públicas, em audiências públicas, para análises estratégicas e elaboração de documentos, entre outras situações”, completou. Na região do Triângulo Mineiro, os painéis foram desenvolvidos em parceria com a Pecege Consultoria e Projetos.
O engenheiro agrônomo Rodrigo Piau, membro da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar do Sistema Faemg Senar, destacou que o projeto está sempre presente na região, com painéis já realizados em outros municípios. “É um evento importante, que consegue formar números oficiais do setor para o desenvolvimento de políticas públicas, com a presença de grandes entidades como a CNA, Faemg, Senar”, afirmou.
“O levantamento de dados no Triângulo Mineiro confirma o potencial produtivo da nossa região, especialmente na cadeia da cana-de-açúcar. Foram dois dias de intenso trabalho, com a participação efetiva de produtores rurais e agentes envolvidos diretamente neste setor, que deram uma grande contribuição para este processo”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.
O último levantamento de dados de cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro foi realizado em julho de 2023, em Campo Florido e Iturama.
Campo Futuro
O projeto Campo Futuro é desenvolvido pela CNA e Senar desde 2007, com o monitoramento de 66 atividades agropecuárias, abrangendo todos os estados brasileiros. Quase 2 mil painéis já foram realizados em 375 municípios. Para este ano está prevista a realização de 145 painéis em 124 municípios.