Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CNA levanta dados de produção de cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
28/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Maior região produtora de cana-de-açúcar em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro recebeu o projeto Campo Futuro para o levantamento do custo de produção desta cadeia produtiva. A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem o objetivo de contribuir para as tomadas de decisão no campo, com o gerenciamento de preços e do comportamento da produção, por meio de informações estratégicas do setor rural. Os painéis foram realizados nos municípios de Santa Juliana e Uberaba, na quinta e sexta-feira (23 e 24/05).

“Uberaba é a maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil. Considerando isso é importante que a CNA esteja aqui, para que a gente tenha dados reais sobre as áreas e o custo de produção da nossa cidade, que vai servir de base para todo o Brasil. Esse dados vão espelhar aquilo que é realidade. Ficamos muito satisfeitos que isso esteja sendo feito dentro do sindicato”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata.

Painel Campo Futuro realizado em Uberaba

O levantamento de dados considerou a escolha de uma propriedade modal e a atual safra 2024/2025, e contou com a participação de produtores rurais e representantes de sindicatos, cooperativas e associações da região. As informações técnicas e de custos de produção foram formalizadas em uma planilha previamente estruturada, que posteriormente será utilizada no desenvolvimento de indicadores contábeis, gerenciais e econômicos.

A assessora técnica da Comissão de Cana-de-açúcar da CNA, Eduarda Lee Ferreira Lima, explicou que, após a execução do painel, os dados serão validados e será feito um monitoramento mensal dos custos. “Esses dados serão utilizados para o subsídio de políticas públicas, em audiências públicas, para análises estratégicas e elaboração de documentos, entre outras situações”, completou. Na região do Triângulo Mineiro, os painéis foram desenvolvidos em parceria com a Pecege Consultoria e Projetos.

O engenheiro agrônomo Rodrigo Piau, membro da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar do Sistema Faemg Senar, destacou que o projeto está sempre presente na região, com painéis já realizados em outros municípios. “É um evento importante, que consegue formar números oficiais do setor para o desenvolvimento de políticas públicas, com a presença de grandes entidades como a CNA, Faemg, Senar”, afirmou.

Participantes do levantamento de dados em Santa Juliana

“O levantamento de dados no Triângulo Mineiro confirma o potencial produtivo da nossa região, especialmente na cadeia da cana-de-açúcar. Foram dois dias de intenso trabalho, com a participação efetiva de produtores rurais e agentes envolvidos diretamente neste setor, que deram uma grande contribuição para este processo”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

O último levantamento de dados de cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro foi realizado em julho de 2023, em Campo Florido e Iturama.

Campo Futuro

O projeto Campo Futuro é desenvolvido pela CNA e Senar desde 2007, com o monitoramento de 66 atividades agropecuárias, abrangendo todos os estados brasileiros. Quase 2 mil painéis já foram realizados em 375 municípios. Para este ano está prevista a realização de 145 painéis em 124 municípios.