Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CNA cria Comissão Nacional de Equideocultura

EQUIDEOCULTURA
ESCRITO POR ASCOM, COM INFORMAÇÕES DA CNA
16/08/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG
Reunião na sede da CNA, em Brasília, abordou os desafios da Equideocultura

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou, na terça (13), a Comissão Nacional de Equideocultura - atividade da pecuária que envolve a criação e manejo de equídeos, que abrange cavalos, asininos (asnos) e muares (burro e mula) - para intensificar os trabalhos em favor dos produtores rurais e do setor.

A presidente da Comissão será a produtora Cristiana Gutierrez que, em janeiro de 2022, tornou-se a primeira mulher a presidir a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). Ela também é proprietária do haras Morada Nova, em Inhaúma (MG).

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a equideocultura é hoje no Brasil uma das importantes atividades do meio rural. “A retomada dessa comissão em nível nacional vai contribuir para que a gente possa dar mais visibilidade e avançar em pautas necessárias desta atividade. O cavalo é, historicamente, parte da conquista e do crescimento do homem no mundo, e no Brasil não é diferente. Ele é importante para o trabalho, para a lida, para o lazer, para o esporte e várias outras ações relacionadas ao meio rural”, destacou De Salvo.

Os principais eixos abordados pela Comissão Nacional de Equideocultura da CNA serão a qualificação de mão de obra; a comercialização de material genético, sanidade animal, esportes e outros temas a serem definidos pela comissão.

Sobre o setor

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil possui aproximadamente 6,8 milhões de equídeos (equinos, asininos e muares). Desse total, 5,8 milhões são equinos e 990 mil asininos e muares. Minas Gerais é o estado com o maior rebanho de equinos, com 804 mil animais; seguido pelo Pará (517 mil); Rio Grande do Sul (492 mil); Mato Grosso (449 mil) e Bahia (443 mil).