Lideranças do agronegócio se reuniram em Cláudio (MG) para discutir as mudanças na legislação ambiental estadual e os impactos para o setor. Promovido pela Associação dos Sindicatos Rurais do Oeste Mineiro (Asrom) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Cláudio, o evento aconteceu no Parque de Exposições Quinto Guimarães Tolentino e buscou fortalecer a união e a representatividade da agropecuária regional.
O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar Henrique Damásio apresentou os principais pontos da nova regulamentação do programa estadual de conversão de multas ambientais. A norma, sancionada em 9 de janeiro de 2025 pelo Governo de Minas, permite a redução de até 50% do valor das penalidades aplicadas, desde que o produtor invista em ações de preservação e recuperação ambiental.
De acordo com o presidente da Asrom, José Eder Leite, o encontro também teve como objetivo fortalecer as associações rurais da região e promover maior união entre os produtores. O presidente do SPR de Cláudio, Daniel Gonçalves de Sousa Salomé reforçou a importância da reunião, com a presença de cerca de 60 presidentes de sindicatos, para a discussão de temas relevantes para a agropecuária regional.