Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Cinco décadas de conquistas e serviços prestados

SINDICATOS
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
18/09/2023 . SINDICATOS, FAEMG

O Sindicato Rural de Caxambu acaba de completar 50 anos com muitas vitórias e representatividade para os produtores locais. A cidade, que é uma das mais famosas do estado, tem uma forte vocação na produção de leite e criação de equinos.

A história do sindicato começou em 1973, no Parque de Exposições da cidade, em uma reunião da Sociedade Rural do Sul de Minas. Desde então, a instituição conquistou sua sede própria e tem mais de 200 associados, dando ênfase na educação e formação da família rural, atendendo também às diversas demandas do setor. 

O presidente do SPR de Caxambu, Eduardo Rafael, e o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, em evento ano passado

Atualmente, o sindicato oferece cursos técnicos da rede E-Tec Brasil, cursos profissionalizantes  e assistência técnica e gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, Faemg Clube de Benefícios, tem situação financeira estável e conquistou o respeito da sociedade rural e urbana da cidade. “Nossa gratidão aos fundadores, diretores e colaboradores que, durante meio século, investiram tempo na gestão do nosso sindicato e aos produtores que sempre valorizaram o trabalho árduo desenvolvido durante todo esse período. Desejamos longos anos de sucesso à nossa casa e que ela continue exercendo um importante papel, contribuindo nas necessidades do dia a dia dos nossos associados”, disse Eduardo Rafael, atual presidente da instituição.

José Carlos Ematné foi presidente do SPR por dois mandatos. Ele diz que, nos últimos anos, aconteceu um processo de profissionalização da entidade, o que atraiu mais associados e melhorou os serviços prestados. “Devido a atuação dinâmica do Sindicato Rural de Caxambu, a cidade absorveu a importância do campo. Atualmente, o sindicato inclusive é integrante do Conselho de Desenvolvimento de Caxambu”, diz José Carlos, que hoje é tutor presencial do curso técnico em agronegócio da rede E=Tec Brasil / Senar. “Se o homem do campo não cultivar roça, o da cidade não almoça”, completou.

José Carlos Ematne, Renato Laguardia e Eduardo Rafael, ano passado

História

Sempre lembrado por seu trabalho que levou à fundação do sindicato, René Nunes Meirelles se dedicava em contatos com pessoas, inclusive políticos, que pudessem ajudar a alcançar melhorias para seus associados. Ele foi presidente da instituição por 28 anos, deixando a diretoria em 2002. Falecido em 2010, deixou um legado de trabalho e comprometimento com o bem dos produtores rurais. “Ele sempre foi incansável no trabalho em defesa do campo, levando o nome do sindicato em cada reunião que participava” disse Solange dos Reis, secretária executiva e colaboradora do SPR desde 2000.

A data da primeira reunião do Sindicato Rural de Caxambu é 19 de agosto de 1973. Já a carta de aprovação da entidade, tornando-a oficialmente representativa da categoria agrícola, foi assinada em 31 de dezembro do mesmo ano. Desde 1985 a instituição tem sede própria, localizada na rua Elias Ferreira, 139, no centro da cidade. 

A sede do Sindicato hoje em dia