A instalação de 76 bases descentralizadas do Programa Cemig Agro deve melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para os produtores rurais. A primeira unidade foi inaugurada pelo Governo de Minas na tarde deste sábado (08/02), no município de Santa Juliana, na região do Alto Paranaíba. A iniciativa é resultado de uma atuação do Sistema Faemg Senar junto ao governo estadual em busca de melhorias dos serviços prestados pela companhia energética aos produtores rurais. Após uma série de reuniões, o Cemig Agro foi lançado em junho de 2024 e inclui, ainda, um canal de atendimento exclusivo para o produtor, inspeção em redes rurais, plano de expansão do sistema elétrico, entre outras ações.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, considera o início de operação das bases do Cemig Agro “uma conquista para o produtor” que vai trazer benefícios ao setor. “Esse programa já tem mostrado resultados e, a partir de agora, com mais eletricistas atuando na zona rural a tendência é diminuir o tempo de atendimento e as interrupções do fornecimento de energia no campo. Essa é uma demanda que o Sistema Faemg Senar levou ao Governo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, e que a direção da Cemig prontamente se empenhou em resolver. Isso mostra que a aproximação do setor produtivo com um governo bem-intencionado contribui para melhorar a vida dos mineiros do campo e da cidade”, afirma.
Presente na solenidade, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, enfatizou que as bases da Cemig irão atender uma necessidade do agro. “A Faemg intercedeu junto ao governo do estado e à Cemig em relação à essa demanda importante dos produtores rurais. O governo nos atendeu primeiramente com o canal 0800 e agora com as bases da Cemig”, disse Ebinho.
Solenidade no Alto Paranaíba
Na inauguração em Santa Juliana, o governador Romeu Zema destacou que o governo tem trabalhado junto com o setor produtivo, como a Faemg. “E eu sei que quem trabalha no campo precisa desesperadamente de energia, em quantidade e em qualidade”, afirmou. Zema ressaltou que, em 70 anos, a Cemig tinha feito 400 subestações e somente nesta gestão serão entregues 230.
A presidente do Sindicato Rural de Santa Juliana, Caroline Livorato, comemorou a instalação da base no município. “Ficamos lisonjeados em ter a primeira base aqui e esperamos ser atendidos de acordo com nossas demandas”, afirmou.
Com as bases, a Cemig espera reduzir significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e os períodos de interrupção de energia, evitando prejuízos a setores mais dependentes da energia elétrica, como produtores de leite e proteínas, por exemplo. As bases são compostas por equipe de três eletricistas, que têm à disposição um veículo 4x4 e todos os equipamentos necessários para o atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais de forma ágil e eficiente. Do total de 76 bases, 63 estão em fase final de implementação ou início de operações.
“Todos os profissionais foram capacitados para realizar o primeiro atendimento emergencial das ocorrências no campo, podendo solucionar a maioria delas. Em Santa Juliana, por exemplo, a expectativa é a redução em 100 km no deslocamento de equipes, que antes precisavam sair de Araxá ou Uberlândia, o que pode representar até 2h de economia de tempo de atendimento e na retomada de energia”, destaca o vice-presidente Executivo da Cemig, Marcos Montes. Para o funcionamento das bases, a Cemig contratou mais de 215 novos profissionais.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador Professor Matheus, o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes, o deputado federal Zé Victor, os deputados estaduais Lud Falcão, Raul Belém, Bosco, João Júnior e Maria Clara Marra, o prefeito de Santa Juliana, Juliano Geraldo da Cunha, entre outras autoridades da região.
Atendimento
O canal direto de relacionamento do Cemig Agro com produtores rurais e associações via telefone 0800 721 6600 já realizou mais de 45 mil atendimentos desde a sua criação, em junho do ano passado. O programa ainda realizou limpeza e podas em mais de 42 mil km de linhas e a inspeção preventiva em outros 140 mil km de linhas para reduzir o número de interrupções devido a quedas de árvores. Também foram instalados 2.700 religadores automáticos. Esses equipamentos podem reestabelecer a energia de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes, o que também reduz o tempo sem energia.