Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Caso de sucesso é tema de Dia de Campo em Bambuí

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR JOÃO PEDRO BERNARDES, DE PASSOS
26/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O exemplo de sucesso do pecuarista Francisco Assis de Carvalho, conhecido como Cisinho, motivou uma centena de produtores interessados em saber como alcançar os mesmos resultados a um dia de campo do Programa Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Balde Cheio em Bambuí.

A Fazenda Capoeirão recebeu produtores e estudantes da região, que queriam saber como implantar e manter piquetes rotacionados. Quando bem trabalhado, o modelo tem trazido grandes resultados para várias propriedades assistidas.

O evento contou com duas estações, em que foram abordados os princípios e parâmetros para instalar o sistema de pastejo rotacionado, com ênfase na avaliação e nos resultados obtidos na fazenda de Cisinho. O Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí e o Sicoob Credibam foram parceiros do Sistema Faemg Senar na iniciativa.

O técnico de campo Arnaldo Lima, que assiste a fazenda de Francisco, contou que o pecuarista “abraçou na hora” a ideia dos piquetes rotacionados. “Estamos alcançando uma produção de leite surpreendente em uma área pequena, com uma meta de 500 litros até o final do ano. Seu crescimento e sucesso nesse empreendimento são notáveis. Estamos demonstrando aos outros produtores que é possível obter lucro mesmo em áreas menores", disse Arnaldo.

Técnica e transformação

Francisco Assis de Carvalho, o Cisinho, viu sua propriedade mudar totalmente após o acompanhamento do técnico de campo Arnaldo Lima. “A transformação na nossa área foi incrível. Com apenas três hectares, implementamos 31 piquetes. Depois de 27 anos sem adubar, implementamos o manejo de pastagem, que facilitou muito. Em apenas seis meses, passamos de uma produção de 80 litros para 320 litros de leite, com apenas 20 vacas. Uma diferença enorme. O resultado superou todas as expectativas”, contou o produtor.

Francisco e o técnico de campo Arnaldo

Segundo Francisco, os piquetes rotacionados trouxeram outra perspectiva para a fazenda. “O projeto foi um divisor de águas para nós. O manejo do gado melhorou, e a produção aumentou consideravelmente. Estamos surpresos com os resultados. O apoio do Sistema Faemg Senar foi essencial para alcançarmos esses resultados. Nunca tinha sobrado dinheiro de leite”, enfatizou.

Equipe do Sistema Faemg Senar e o produtor Francisco
}