Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Calendário Obrigações Ambientais Agro

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR GDS
15/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Produtor rural, você sabe quais são as suas principais obrigações ambientais? Ao longo do ano, existem tarefas específicas que precisam ser desempenhadas para manter a sustentabilidade e eficiência nas propriedades rurais, atendendo ao cumprimento de normas determinadas pelos órgãos ambientais.

O Sistema Faemg Senar reuniu, em um único documento - o Calendário de Obrigações Ambientais. A assessora de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar Ana Paula Mello indica o calendário aos produtores como uma ferramenta de suporte para a sustentabilidade das atividades, mas, também, para a segurança jurídica necessária para o setor produtivo e o mercado.

“A redução de riscos de autuações e embargos fortalece o setor e permite aos produtores aproveitarem oportunidades de mercados cada vez mais exigentes”, observou. Mariana Ramos, gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, ressalta a importância do calendário para a rotina dos produtores. “Essas obrigações estão previstas em leis, normas e regulamentos ambientais e visam garantir sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. O calendário reúne, em um único documento, informações essenciais para facilitar a vida do produtor rural”, assinalou.

Mariana Ramos ainda frisou que o calendário contém informações sobre obrigações ambientais recorrentes ao longo do ano, sem data específica. No entanto, o documento também prevê as determinações que têm prazos fixos. 

>> O Calendário de Obrigações Ambientais 2024 já está disponível. Acesse aqui