Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Bacia do Rio das Velhas (SF5)

COMUNICADO GERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR ASCOM
09/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Término da vigência da Portaria IGAM nº 76, de 1 de outubro de 2021 - Declara Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial - Estação Ponte do Licínio Jusante

O Igam comunicou, por meio de Ofício Circular IGAM/ GMHEC nº. 10/2021, o término da vigência da Portaria IGAM n° 76, de 1 de outubro de 2021, que declara situação crítica de escassez hídrica superficial na porção hidrográfica localizada à montante da estação Ponte do Licínio Jusante e à jusante da estação Honório Bicalho Montante até 1/11/2021.

Após a verificação do estado de vazão da referida estação pela equipe da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos – GMHEC, esta concluiu que não cabe a prorrogação da referida Portaria.

Desta forma, os direitos de uso de recursos hídricos existentes ficam restabelecidos à sua normalidade e as restrições previstas na portaria também cessam.

Cabe ressaltar que, caso o posto monitorado registre novamente a situação crítica de escassez hídrica superficial/restrição de uso, de acordo com os critérios da DN CERH-MG Nº 49/2015, nova portaria será editada.

 
Figura 1 - Mapa referente à Portaria IGAM 76/2021 (Fonte:Igam)
“Com o advento do período chuvoso, a tendência é que as portarias de situação crítica de escassez tenham suas vigências liquidadas à medida em que as chuvas se confirmem. Porém, vale lembrar aos usuários a importância do monitoramento e da gestão do uso de água em seus empreendimentos, de maneira que usem somente a água necessária, sem desperdícios.” 
Guilherme Oliveira – Analista do Sistema FAEMG – GMAM