Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Aumento da produção com apoio do Sistema

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR DIEGO VASCONCELOS, GOVERNADOR VALADARES
27/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
O produtor rural Gentil de Oliveira e a técnica de campo Amanda de Souza

A Fazenda Potes do produtor rural Gentil de Oliveira Júnior, 75 anos, mudou para melhor depois que o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio) chegou à propriedade em 2022.  Nos últimos dois anos, a produção de leite da fazenda passou de 30 litros por dia para 150.

Gentil é um dos 17 participantes do ATeG Balde Cheio na região e celebra os resultados no seu sítio em Braúnas, no Vale do Rio Doce. Ao iniciar o ATeG, sua produção de leite estava baixa e não era suficiente para cobrir as despesas. Com o início do programa e a orientação da técnica de campo Amanda de Souza Costa as melhorias foram implementadas e trouxeram resultados positivos.
 
Por meio de um projeto de crédito rural, Gentil adquiriu nove novilhas prenhes. Com o aumento do rebanho, a produção de leite cresceu para uma média de 150 litros por dia. Resultado que trouxe renda suficiente para cobrir as despesas.

"Antes, eram só quatro vacas em lactação. Com a orientação que recebi da técnica do ATeG, investimos na melhoria do alimento do rebanho. O que utilizávamos antes era de uma qualidade muito inferior e isso estava interferindo na produção. O investimento em silagem no primeiro ano do programa também foi fundamental para a melhoria nos anos seguintes", relata Gentil.

Fazenda Potes é uma das 17 atendidas pelo programa na região



Sucessão familiar
Larissa Salvador Oliveira Dantas, de 26 anos, filha de Gentil, acompanhou o processo de mudança proporcionado pelo ATeG Balde Cheio. Formada em engenharia civil, ela decidiu voltar para Braúnas e ajudar o pai na fazenda. Apesar de não participar diretamente do ATeG, ela realizou vários cursos do Sistema Faemg Senar colocando em prática o que conhecimento adquirido.  
Em um desses cursos, Larissa aprendeu a fazer requeijão, queijos e iogurte. "Realizei alguns cursos relacionados à produção leiteira, e isso foi de extrema importância. Graças às capacitações realizadas, foi possível tornar o manejo na lida mais suave e sanar alguns problemas que havia na propriedade".

A filha Larissa, formada em engenharia civil, voltou para fazenda para apoiar as atividades do pai

A sucessão familiar apresenta desafios devido aos conflitos entre antigos costumes e novas práticas de manejo, mas Larissa considera a experiência enriquecedora. "A propriedade estava improdutiva devido à dificuldade do meu pai em tocá-la sozinho. Foi, e ainda é preciso, fazer diversas reestruturações, mas o nosso prazer é sentir que estamos no caminho certo. Ver a fazenda produzindo hoje é satisfatório, mesmo sabendo que precisamos mais e que, com a nossa fé em Deus, iremos conseguir".