O pai de Daniel Rodrigues Rezende, o Sr. José Affonso de Rezende Júnior, sempre cultivou café. Desde que Daniel estudava Administração, ele já lia e se interessava sobre o uso de terraços em áreas de inclinação acentuada. Daniel dava a ideia para seu pai, porém, ele ainda era muito resistente.
Três anos depois que Daniel começou a trabalhar com seu pai, produtor de café de montanha na Fazenda São José, em Três Pontas, começaram a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, realizada pela técnica Gabrielle Oliveira Lima, o que contribuiu com a implantação da mecanização na lavoura. Ele explica que, “com o terraço, passamos a fazer os tratos culturais com maquinário. Antes, eram feitos com a bomba costal. A pulverização, por exemplo, aumentou a uniformidade e a eficácia, o que diminuiu o uso de fungicida, devido o melhor controle da ferrugem”.
Foi a partir daí que tudo mudou. De acordo com Daniel, “com a assistência da técnica Gabi, uma pessoa fantástica e atualizada, resolvemos instalar terraços para auxiliar nos tratos e na colheita do café. No início, havia muito medo por conta do custo, mesmo já tendo a lâmina para o trator traçado, mas após a reunião de sensibilização de ATeG meu pai sentiu mais firmeza, ficou mais maleável para aceitar as mudanças”.
Com o trabalho realizado como um todo, logo os resultados vieram. Daniel disse que a fazenda é pequena, mas viu a produtividade crescer. Na safra zero, ele tem colhido “de 77 a 80 sacas por hectare. A fazenda é lucrativa. Além disto, o Sistema Faemg Senar, com seu caráter profissional, trabalha a sucessão familiar, o que contribui para nos preparar – tanto eu como as minhas irmãs”.
Ele ainda conta que o Programa Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar auxiliou na manutenção da lavoura. “Fizemos o espaçamento propício, a pulverização, eles ainda nos orientaram sobre a colheita. Assim, pude focar mais na parte gerencial, tendo maior gestão de custos. O modelo que eles nos ensinam é completo e o relatório ajuda muito. Dessa forma, só tenho a agradecer pelos resultados e esperamos melhorar a cada dia”.