Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Artesãos do Progearte expõem trabalhos em feira nacional

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
05/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Oportunidade de expor a arte do Vale em um grande evento voltado para a produção artesanal. É assim que os artesãos do Progearte, do Sistema Faemg Senar, encaram a 35ª Feira Nacional do Artesanato, realizada nesta semana no Expominas, em Belo Horizonte. Eles estão no Empório Faemg Senar, que neste ano, funciona em parceria com a Aperam.

Os 18 artesãos, de Carbonita, Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Timóteo, Turmalina e Veredinha, expõem produtos diversificados que carregam consigo a identidade e a tradição de suas regiões. São colchas, cerâmicas, bordados, doces, objetos utilitários feitos com resíduos siderúrgicos e com técnicas botânicas, entre outros.

É a primeira vez que a artesã Mônica Valoide, de Timóteo, participa de uma feira deste porte. “Nossos trabalhos são ricos culturalmente, mas a gente ainda não tinha tido muitas oportunidades como esta de mostrar este trabalho”, comentou. Ela utiliza aço inoxidável e agregado siderúrgico com pegada sustentável e, segundo ela, o Progearte apoiou o grupo na melhoria dos produtos. “O Progearte nos orienta para a gente imprimir mais identidade e qualidade. A gente trabalha esse material, frio, duro, e o transforma em algo bonito, que vai levar um pedacinho da nossa história para pessoas de outras regiões”.

Néia Vieira faz caixas e cadernos com a impressão botânica, incluindo folhas de árvores nativas do Cerrado como o pequizeiro. Ela também coloca imagens do trabalho artesanal da região nas capas dos cadernos de modo a ampliar a divulgação das colegas artesãs. “Antes do Progearte, eu trabalhava com outros produtos, voltados para festas. No Progearte, descobri esta técnica e não parei mais. O programa foi a virada de chave que eu precisava. E esta feira é a oportunidade que todo artesão espera para expor e ganhar visibilidade. E, neste ano, está homenageando a nossa região – é muito bom para a gente!”, destacou.

Progearte

O fazer artesanal vai além do hobby: é uma oportunidade de geração de emprego e renda. O programa tem como objetivo a profissionalização do artesão mineiro, adequando o processo de criação e a produção artesanal e as estratégias de gestão e marketing.

“O objetivo é afinar a técnica dos artesãos, fornecendo orientações para que os produtos sejam mais aceitos no mercado e ajudando a maximizar os valores. Os produtos aqui são fruto deste trabalho ao longo do Progearte”, acrescentou a analista de Promoção Social do Sistema, Kely Lima.

A agente de desenvolvimento rural (ADR) vinculada ao Sindicato dos Produtores Rurais de Minas Novas e à Associação de promoção e Apoio a Produção (ASCOPI), Ana Paula Fernandes, está acompanhando as artesãs do município em Belo Horizonte. “Não é só fazer o artesanato. Com o Progearte, todas foram além e aprenderam a dar mais valor ao seu trabalho”, comentou.

Parceria

O Sistema Faemg Senar marca presença na feira há mais de uma década e, nesta edição, conta com a parceria da Aperam, que, operando no Vale do Jequitinhonha, viabilizou a formação da turma e levou o Progearte para os artesãos da região.

“Temos um projeto de fortalecimento do artesanato há mais de 20 anos. Em a parceria com o Sistema, conseguimos expandi-lo e diversificar os tipos de artesanatos. Por nós, é muito importante trazê-los para esta feira, alguns até pela primeira vez”, disse a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Stella Oliveira.

O evento, realizado no Expominas, termina neste domingo (8/12). A previsão é que 130 mil visitantes passem pela feira. Ingressos na bilheteria do evento ou clicando aqui.

Conheça o trabalho dos artesãos presentes no Empório:

Ana Maria Sena
Bordado e Bastidores
@anamariasenacampos

Ana Morais
Crochê
@anamo_art

Celia Costa
Amigurumi
@feitoamaomn

Danilza Soares
Bordado e impressão botânica
@danilzameira

Douglas Souza
Artesanato em madeira
@delmarcenaria

Eulália Gonçalves
Doces 
@eulaliagoncalvezpinto

Geralda Miranda
Bordado
@nem.6219

Gilda Passos
Bolsas e Utilitários
@gildapassos

Lindaura Santos
Bordado em tecelagem
@lindauraartesanais

Maria Angélica Rodrigues Costa
Doces
@mariaangelica.rodrigues.5059

Maria Eugênia Cordeiro
Bordado em Tecelagem
@eugenia.santos.1806

Maria Drumond
Bastidor e bordados
@jo_duarte_artesanato | @mjoduarte

Maria Luiza Rocha
Doces
Facebook: Maria Luiza Silva

Monica Valoide
Artesanato Contemporâneo Conceitual
@monicavaloide

Néia Vieira
Impressão botânica e cartonagem
@nvpapel

Rita Alves
Bordado e tecelagem
@ritaalvesbordados

Silmara Gomes
Cerâmica
@silmara_g_silva

Valdirene Lopes
Tecelagem 
@val_lopes_artes