Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Aprendizagem Rural emprega jovens em Guanhães

APRENDIZAGEM RURAL
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
29/09/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Sete jovens foram empregados após o Aprendizagem Rural

Dinâmica sobre “o jovem no mercado de trabalho” com a instrutora Solange Ferreira

Conseguir o primeiro emprego é um desafio para muitos jovens no Brasil. A falta de experiência é um dos principais entraves. Mas, em Guanhães, o programa de Aprendizagem Rural do Sistema Faemg Senar, oferecido por meio do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em parceria com a empresa Cenibra, tem contribuído para mudar essa realidade, abrindo portas para o mercado de trabalho. Após cerca de doze meses de treinamento gratuito, sete participantes comemoram a contratação imediata por empresas renomadas em Minas. 

De acordo a gerente pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, o resultado mostra a eficiência do programa e a qualidade da formação oferecida por meio do Senar Minas. “Se estamos revertendo as vagas de aprendizes para contratos fixos de trabalho após o encerramento do curso, é outra prova concreta de que os talentos que estamos tendo a oportunidade de qualificar estão atendendo às necessidades das empresas do setor. Trabalhamos para que as pessoas possam atuar com qualidade no mundo do trabalho rural, ajudando o agronegócio a prosperar”, comentou. 

O programa deixa muitas mensagens aos participantes do meio rural, mas uma em especial, na visão de Cristiane: que o agronegócio é um setor frutífero para a construção de uma carreira sólida e de sucesso. “Por diversas vezes, durante o processo de formação, adolescentes e jovens são orientados a admirar e buscar carreiras de outros setores, que também são valorosas, mas que não têm relação com o agronegócio. Por isso, as oportunidades de carreira do setor ficam desconhecidas. Neste sentido, o programa não só inclui o adolescente e o jovem do meio rural no mundo do trabalho, de forma segura e protegida, mas também fortalece o setor, apresentando oportunidades reais de emprego e de sucessão no segmento”, explicou. 

Conhecimento e experiência

Em 2023, o programa capacitou centenas de jovens de diversas regiões do estado, em parceria com as entidades cooperadas do Sistema Faemg Senar. Nomes como Maria Clara Aparecida de Miranda, Larissa Morais Reis e Bruno Daniel da Mata, estão entre os beneficiados. 

Participantes do programa e representantes do Sindicato e da Cenibra


“Vi a divulgação nas redes sociais e fiz minha inscrição. Na época, não imaginava que a experiência seria tão importante para esse momento da minha vida. Sem palavras para agradecer”, comentou Maria Clara, 18, uma das recém-contratadas. 

“Meu sonho é ser uma profissional bem-sucedida e o Aprendizagem Rural nos prepara exatamente para isso, mostrando um mundo de possibilidades e as ferramentas certas para executar as tarefas com perfeição, aplicando todo o nosso conhecimento para solucionar os desafios do dia a dia”, destacou Maria Clara de Miranda. 

Para Larissa Morais, a forma com que os participantes foram recebidos pela Cenibra e as novas conexões foram os fatores que mais chamaram sua atenção. Filha de produtores rurais nas cadeias produtivas do leite e olericultura, ela disse que foi apaixonante ir a campo, vivenciar a realidade das áreas florestal e administrativa e conhecer o universo por trás da silvicultura. 

“Vejo como uma oportunidade incrível para os jovens da minha idade”, aconselhou.  O agente de desenvolvimento rural (ADR) pelo Sindicato dos Produtores de Guanhães Dagoberto Magalhães garante que o programa é um divisor de águas. Só na cidade, essa já é a terceira turma do programa, totalizando cerca de 40 jovens capacitados. “Os meninos saem com outra mentalidade, novos comportamentos. Os que se destacam e se dedicam mais, certamente não passam despercebidos pelos profissionais da empresa, que acabam por efetivá-los ou recomendá-los a outros parceiros”.