Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Alunos mineiros fazem sucesso na 11ª OBAP

FORMAÇÃO TÉCNICA
ESCRITO POR GEF / SISTEMA FAEMG
26/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

No mês de maio, desafiamos alguns tutores presenciais dos Cursos Técnicos em Agronegócio para participar na 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP, organizada pelo IFSULDEMINAS. O objetivo seria montar equipes com alunos dos Cursos Técnicos/Polos de Ensino do Sistema Faemg, para inscrição na OBAP, que é feita em duas modalidades.

Foram mais de 800 equipes inscritas na modalidade Integrado/Concomitante e 67 na modalidade Subsequente. Conforme regulamento para equipes técnico subsequente, correspondente ao nosso perfil, são duas as etapas de participação dos inscritos.

A etapa virtual, em que as equipes realizam uma prova on-line contendo 30 questões e prazo de 60 minutos, relativas às diversas disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária.

As melhores equipes de cada unidade/Polo que obtiverem 70% de aprovação, são classificadas para a etapa final em Jundaí (SP), onde realizarão provas teóricas e práticas.

Na modalidade Integrado/Concomitante foram classificadas 40 equipes e, na Subsequente, 10, totalizando 50 equipes na etapa final. Assista:

Sucesso

Como informa a gerente de Educação Formal do Sistema Faemg, Tércia Almeida, foram montadas 15 equipes, nominalmente dos Polos de Ensino do Sistema Faemg em Barbacena (5), Corinto (3), Oliveira (2), Caxambu (1), Guarani (1), Manhuaçu (1) e Viçosa (2), todas do Curso Técnico em Agronegócio, orientadas pelos tutores presenciais da Formação Técnica, Kelsen Nether, Patrícia Sad e Vilma Matias.

“Muito motivadas desde o início, as equipes realizaram a prova virtual, onde percebemos a complexidade de muitas questões, como fertilidade do solo e nutrição de plantas, cálculo de umidade do solo, veterinária e zootecnias, entre outras”, observa o tutor e orientador Kelsen Nether.

Para a tutora Vilma Matias, a competição trouxe para os alunos um maior incentivo para participarem de atividades de pesquisa dentro das variadas cadeias do setor Agropecuário. “As provas, compostas por questões diversificadas, estimulam uma busca constante pelo conhecimento, tecnologias e desenvolvimento de nível técnico”, comentou.

E, não foi nenhuma surpresa que, entre as 10 equipes classificadas, dois Polos do Sistema Faemg tenham se destacado, sendo o de Barbacena, com três equipes, ocupando a 2ª colocação; e o de Corinto, com duas equipes, ocupando a 5ª colocação.

Também se destacou a outra equipe de Barbacena (a Senarminas 5), que ocupou a 8ª colocação mas não foi classificada, pois o regulamento permitia apenas uma equipe de cada unidade/Polo participando.

Orgulho

“Todas as equipes conquistaram um lugar de destaque nessa importante olimpíada, que envolve alunos de todo Brasil. As equipes do Sistema Faemg conseguiram avaliação entre 60% e 69%, superando equipes de Institutos Federais e Instituições particulares de todo o país, motivo de muito orgulho e fruto do trabalho realizado pela Administração Regional de Minas do Senar, em parceria com a CNA/Senar Nacional para alavancar a Educação Profissional e Tecnológica – EPT”, destacou Tércia Almeida.

A gerente conta que a entidade incentiva e apoia a participação dos alunos, pois considera fundamental o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho para construção de uma carreira de sucesso. “As aptidões comportamentais, comunicação, liderança inclusiva e participativa, tomada de decisão, inteligência emocional, proatividade, soft skills e as capacidades técnicas, hard skills, são necessárias ao desenvolvimento profissional e fundamentais para formação de jovens sucessores que se destaquem no meio rural”, comentou.

“Ter uma equipe de alunos do Curso Técnico ofertado no Polo do Sindicato dos Produtores Rurais de Corinto classificada para a fase final em nível Nacional para Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, reforça e evidencia o nosso total empenho para o desenvolvimento da nossa região e de todo o setor Agropecuário Mineiro. Isso é motivo de orgulho para toda nossa equipe”, afirma o presidente do Sindicato de Corinto, Márcio Lúcio Paiva de Paula Pinto.

“O Sindicato Rural de Barbacena parabeniza os participantes do Curso Técnico em Agronegócio pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, correspondente à valorização do Curso que oportunamente estão fazendo. A classificação é fruto da responsabilidade que enfrentaram neste evento”, elogiou o presidente do Sindicato de Barbacena, Rubens Áureo Lobato Campos.

Iracema Costa Flisch, agente de desenvolvimento rural e secretária do Polo Barbacena, também é só elogios à conquista dos estudantes. “Ficamos muito felizes com a participação dos alunos do nosso Polo na Olímpiada Brasileira de Agropecuária – OBAP.  Isso demonstra o interesse, a dedicação, a seriedade e a valorização pelo Setor Agropecuário. A participação destes alunos e sua classificação em uma Olimpíada de tamanha importância para o meio acadêmico, é uma grande alegria!”.

Próximos passos

A etapa presencial será realizada de 7 a 10 de setembro em Jundiaí e a expectativa é que as equipes surpreendam mais uma vez. Conheça as equipes e fique ligado você também!

Equipe Senar Barbacena – 2º LUGAR

Carolaine, Danielle e Giovani estão empolgados e acreditam que será sensacional participar da etapa presencial.

Vemos que o conhecimento teórico, alinhado com a vivência das aulas de campo, nos proporcionou esse feito de passar para a etapa presencial. Conseguimos ver na prova classificatória perguntas específicas de Agronomia, mas não foi um fator limitante, já que esses conteúdos também podem ser vistos no curso de Agronegócio.

Mesmo sendo voltado para a gestão, o curso contempla informações detalhadas para conhecer melhor o campo, conhecimentos que são repassados nas apostilas e ou na vivência das aulas presenciais na zona rural.

O empenho dos professores e de todos do Sistema Faemg envolvidos no processo é fundamental para o nosso desempenho e formação profissional.  "Bora" para próxima etapa!

Equipe Senar Corinto – 5º LUGAR

Formada pelos alunos André, Kenia e Vinicius, a equipe também está classificada para a etapa presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária - OBAP.

Na primeira etapa, fomos desafiados com questões técnicas da Agropecuária e conseguimos um bom resultado atribuído à nossa dedicação, aos estudos dos vários temas relacionados, às práticas vividas no campo e pelas instruções e apoio do nosso orientador.

Estamos muito motivados para o próximo desafio e daremos nosso melhor para representar o Sistema Faemg.

Expectativa

O Sistema Faemg, parabeniza a todas as equipes pela participação na 11ª OBAP e deseja que as equipes classificadas tenham êxito na etapa presencial. Estamos torcendo pelas equipes da Formação Técnica / Curso Técnico em Agronegócio / Polos dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Barbacena e de Corinto!

Conheça o nosso time e fique ligado você também!

}