Evento ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, até o dia 12 de maio
Chegando à 15ª edição neste ano, a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas) foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (8/5). O evento é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e pelo Sistema Faemg Senar no Expominas, em Belo Horizonte, até o dia 12/5.
O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr, participou da solenidade, que também contou com o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Mais de 400 de produtores, dentre eles ex-alunos do Senar, vão expor seus produtos para venda à população.
O Sistema Faemg Senar, na edição deste ano, levou o Empório para a feira, onde produtores rurais que foram assistidos em cursos do Senar Minas ofertam seus produtos para venda. A previsão é que a AgriMinas registre uma movimentação de até R$ 8 milhões em vendas.
“Um projeto que já deu certo desde a primeira feira, que mostra a força de trabalho da nossa agricultura. Felizmente, ficou no passado a ideia de que somente na cidade era depositada a esperança de um futuro promissor. Hoje o campo se apresenta, sim, como o futuro. Precisamos sim trabalhar a sucessão, mas a agricultura e a pecuária familiar são exemplares, já incorporaram tecnologia, agregaram valor aos seus produtos e estão presentes hoje com muita competência no mercado”, destacou o superintendente do Senar Minas.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, lembrou que AgriMinas é uma síntese do que há de melhor na produção agrícola do estado. “Minas Gerais é o maior produtor de café, e os cafés especiais também estão aqui na agricultura familiar, o leite também tem o protagonismo mineiro. Então, Minas Gerais contribui muito com a economia a partir da produção agrícola do leite com seus derivados, mandioca e derivados, da cana-de-açúcar e derivados, do mel, da cachaça”, exemplificou Vilson.
Vendas
Hermínio Ribeiro, de Itanhomi, está na lista dos mais de 400 produtores que vão expor produtos na AgriMinas. Ele foi aluno de cursos do Senar em Viçosa, que abordaram a Química e Produção Artesanal de Alimentos. À época, ele tinha uma pequena criação de porcos e, há 4 anos, trabalha na produção de defumados.
“Ainda não produzo em grande escala, porque estou pendente de alguns documentos. Mas em termos de qualidade do produto, hoje já está sendo considerada a melhor linguiça defumada do Leste de Minas. Hoje eu produzo copa lombo, picanha suína defumada, toucinho de barriga, costelinha, presunto de parma e a linguiça que é o carro-chefe da charcutaria”, disse Hermínio.
O produtor espera boas vendas na AgriMinas e se diz grato aos aprendizados obtidos nos cursos que realizou junto ao Senar Minas. “Meu sentimento é de gratidão. O Senar investe no homem do campo. Quando cheguei no curso, eu nunca tinha pegado em uma tripa para fazer linguiça, não sabia fazer. Hoje eu domino e para eu fazer 200kg de linguiça é muito tranquilo, faço em três, quatro horas de serviço”, complementou o responsável pela Charcutaria Ribeiro.