Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Análise de CAR

Em Minas Gerais o Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão estadual vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), já iniciou, desde meados de 2023, a análise das informações declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades/posses em seu território.

O Cadastro Ambiental Rural, sendo analisado pelo órgão ambiental, poderá gerar uma notificação, a qual tem um prazo para ser atendida. O canal de comunicação do IEF com o produtor cadastrado no SICAR é a Central do Proprietário/Possuidor, onde o produtor precisa se cadastrar para ter acesso. Portanto, é imprescindível que o produtor rural tenha acesso à esta central para ter ciência da sua notificação.

Paralelamente, o e-mail cadastrado nesta Central do Proprietário/Possuidor receberá uma mensagem informando da notificação do CAR e são publicados também, periodicamente, os editais de Notificação de Análise de CAR e de Convocação para Adesão ao PRA. Nestes editais constam informações como o número do CAR, o nome do proprietário/possuidor e o município da propriedade. Os editais também estão divididos nas seguintes seções “Analisado sem pendência”, quando o que foi declarado está em conformidade com o estabelecido no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), “Analisado com pendência” quando alguma ação por parte do proprietário/possuidor é necessária (entrega de documentos, retificação de arquivos vetoriais...), “Analisado encaminhado ao PRA”, quando um passivo ambiental foi detectado e o proprietário/possuidor tem área a recuperar em sua propriedade, ou “Analisado no módulo de análise dinamizada – com pendência” requerendo também alguma ação por parte do proprietário/possuidor.

Estas notificações têm um prazo para serem atendidas. Os CARs classificados como “Analisado encaminhado ao PRA” terão o prazo de 1 (um) ano para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), a partir da data de publicação do edital em que conste. Para os demais status o prazo para atendimento à notificação é de 60 dias. Passados esses prazos o CAR passa do status de PENDENTE para SUSPENSO, até que o solicitado na notificação seja atendido.

Em um cenário onde uma grande parte dos produtores não têm acesso à Central do Proprietário/Possuidor, nem conhecimento de como acessá-la, o edital do IEF acaba sendo o principal meio de divulgação dessas notificações.

EDITAIS PUBLICADOS (atualizado em 12/04/2024)

2024

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA - Nº01/2024

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA - Nº02/2024

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA - Nº03/2024

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA - Nº04/2024

2023

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA -  Nº01/2023

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA -  Nº02/2023

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA -  Nº03/2023

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE ANÁLISE DE CAR E DE CONVOCAÇÃO PARA ADESÃO AO PRA -  Nº04/2023

 

}