Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Mobilizadores alinham agenda e demandas em reunião

MOBILIZADORES
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
17/05/2022 . SINDICATOS, SENAR

Reunião do Escritório Regional de Uberaba do Sistema FAEMG com o grupo de mobilizadores das entidades cooperadas alinhou os próximos eventos programados para o Triângulo Mineiro. O gerente regional Caio Oliveira repassou o cronograma aos participantes, durante o encontro on-line realizado na tarde desta segunda-feira (16). Esta foi a terceira reunião realizada neste ano e contou com a presença de 30 mobilizadores.

“Nossos encontros bimestrais são para alinhamento do trabalho, especialmente em relação aos cursos planejados, e também um momento para os mobilizadores trocarem ideias e tirarem dúvidas. Teremos muitos eventos nos próximos meses e já repassamos a programação para que eles se preparem”, explicou Oliveira. Um exemplo serão as reuniões de benchmarking que serão promovidas na finalização dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Estamos encerrando alguns grupos e teremos a abertura de novos a partir de julho, além de dois que estão previstos para Uberaba e Limeira do Oeste para início no mês de junho”, completou o gerente.

Caio Oliveira (em primeiro plano) na reunião

Uma novidade são as reuniões de sensibilização de produtores para participação no Projeto FIP Paisagens Rurais, dentro da parceria entre o Sistema FAEMG e a Cargill. Os encontros serão promovidos nos municípios de Uberaba, Uberlândia, Campo Florido, Veríssimo e Monte Alegre de Minas na próxima semana. “Dentro do FIP também teremos a promoção de dez Dias de Campo até o final do ano e uma missão do Banco Mundial aqui no Triângulo Mineiro, agendada para o dia 31 de maio, em Campina Verde. Neste momento, estamos avaliando os indicadores para elencar as unidades que serão consideradas vitrines do projeto”, revelou Oliveira.

Para este mês, o gerente destacou a participação na ExpôGurinhatã, nos dias 20 e 21 de maio, e a realização do Circuito de Treinamento Agro, em Campos Altos, no dia 27. No início de junho, entre os dias 2 e 5, o Sistema FAEMG estará presente na ExpoQueijo, em Araxá. Em julho, o Triângulo Mineiro recebe uma edição do Programa “Família na Praça”, no município de Campos Altos.

Projeto SENAR/FAEMG +

Ainda durante a reunião, a assistente administrativo regional, Rayssa Ferreira, fez a apresentação da fase 2 do Projeto SENAR/FAEMG +, que teve a adesão de 34 entidades cooperadas da regional. “Este projeto tem o objetivo de levar mais benefícios ao produtor rural. Todos precisam saber as informações referentes à adesão e capacitação desta fase. Também conversamos sobre as dificuldades das entidades que ainda não estão atuando no projeto”, ressaltou.

Rayssa Ferreira com os mobilizadores

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, Sandra Donizete Silva, tem aproveitado muito as reuniões. “É uma forma da gente sempre se atualizar sobre os assuntos e tirar dúvidas que, às vezes, também são de outro colega mobilizador. Isso só tem efeitos positivos, parabéns à equipe do Sistema FAEMG pela presteza e objetividade nas reuniões”, afirmou.

Cláudio de Freitas Nunes, do Sindicato Rural de Prata, também avalia que os temas abordados, ainda que alguns sejam repetidos, servem para clarear as dúvidas de muitos mobilizadores. “A correria é grande, mas sempre me esforço para participar”, completou.