Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 16 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
16/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

Comissão Nacional de Irrigação do Sistema CNA

No dia 12 de maio, ocorreu a 1ª Reunião da Comissão Nacional de Irrigação do Sistema CNA, onde foi discutida a agenda para 2022, o Projeto de Lei que dispõe sobre o Novo Marco Hídrico – PL 4546/2021, curso de capacitação em recursos hídricos e comitês de bacias, e projetos prioritários sobre recursos hídricos que tramitam no Congresso Nacional.

“A comissão está com uma agenda voltada principalmente para os seguintes temas: aumentar a participação do setor no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; questões relacionadas a energia elétrica; incentivos a irrigação; atuação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos; e adequação do Plano Nacional de Irrigação. Outro destaque foi a aprovação do PL 2168 no dia 11/05/2022, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR), que qualifica como utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação, como barragens”. - Guilherme Oliviera – Analista de Sustentabilidade do Sistema FAEMG

 

 

Fórum das Indicações Geográficas de Minas Gerais

A reunião do Fórum acontece mensalmente, e, em 13/5 foram apresentados resultados dos trabalhos da criação da logomarca, identidade do Fórum de IG de Minas Gerais e os canais de comunicação com público. Foi apresentada também a proposta de programação para o Seminário Estadual de IG, previsto para acontecer em 13 a 15 de junho de 2022 virtualmente.

“As reuniões do Fórum das Indicações Geográficas são importantes para levantamento das demandas e direcionamento ao grupo de entidades reunidas, seja governo ou privadas. Nos últimos anos vem surgindo diversas IGs, e o Seminário se apresentará como fonte de informação e esclarecimento para o público interessado.” - Ana Carolina Alves Gomes, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG

 

Expô Curvelo

Ao longo de seis dias, o Sistema FAEMG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, marcou forte presença na programação de um dos mais tradicionais eventos do setor na região: a Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo. Para a 77ª edição, que terminou nesse domingo (15), a entidade preparou cursos gratuitos, oficinas, encontros técnicos, palestras e exposição de produtos de ex-alunos.

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/veja-a-participacao-do-sistema-faemg-na-expo-curvelo

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/sistemafaemg/albums/72177720298875479

 

 

Expô Barbacena

AA 53ª edição da Exposição Agropecuária de Barbacena aconteceu no último fim de semana e atraiu milhares de pessoas para o parque de exposições da cidade. O Sistema FAEMG também esteve presente, com o apoio do Sindicato Rural de Barbacena, levando conhecimento e informação para o público presente. Durante dois dias foram realizadas oficinas de operações básicas de drones, apresentação de resultados dos grupos de ATeG da região, além de seminários que abordaram a qualidade do leite e a inseminação artificial em bovinos. Mais de 30 pessoas participaram dos módulos.

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/senar/noticias/publico-aprova-acoes-do-sistema-faemg-na-expo-barbacena 

 

14ª SIT

Seminários, dias de campo, oficinas, cursos e palestras movimentaram a Semana de Integração Tecnológica (SIT). A 14ª edição do evento ocorreu de 9 a 13 de maio com participação do Sistema FAEMG e abriu espaço para discussões e inovações em torno da ideia central de “Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo”.

Foram 1.948 inscrições pelo site da Embrapa Milho e Sorgo, com participação on-line ou presencial. Cerca de 50 pessoas participaram de cursos do Sistema FAEMG. Já a Caravana Dia de Campo contou com a participação de 46 produtores rurais de Mário Campos, Brumadinho e Sarzedo, todos atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) SuperAção Brumadinho.

O evento é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema FAEMG e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sit-incentivo-a-inovacao-e-mais-oportunidades-no-agro 

 

Encontro para fomento do desenvolvimento do Norte de Minas

O gerente regional do Sistema FAEMG em Montes Claros, Dirceu Martins, participou de um encontro realizado pelo Sebrae Minas, na última sexta-feira (13), com o objetivo de encontrar parceiros, integrar projetos, trocar experiências e potencializar resultados. Técnicos da entidade apresentaram ações regionais para o desenvolvimento dos setores de serviço, comércio, indústria e agronegócio. 

As próximas parcerias com o Sebrae acontecerão durante a Expô Janaúba e a Expomontes. “Trabalhar com parcerias nos ajuda a apoiar o produtor rural e a fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas. Os eventos agropecuários são vitrines do agro. Em Janaúba e Montes Claros, oferecemos com cursos para os produtores rurais”, comentou Dirceu.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/encontro-para-fomento-do-desenvolvimento-do-norte-de-minas

 

Sistema FAEMG e Siamig em prol do produtor de cana 

Na tarde de hoje representantes do Sistema FAEMG estiveram reunidos com membros da SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) para discutir sobre a construção conjunta de ações para apoiar os produtores de cana-de-açúcar do estado.

“A reunião com a SIAMIG foi muito produtiva, onde apresentamos propostas para melhoria do setor, principalmente nas questões relacionadas a sustentabilidade.” - Márcio Guapo, presidente da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar do Sistema FAEMG

“Começamos a construção de uma parceria que trará grandes frutos para o Sistema FAEMG e aos produtores rurais de cana de açúcar.  O setor também é destaque no agro mineiro e um dos que mais gera riquezas para o estado.” - Caio Coimbra, gerente de Agronegócios

“No setor sucroenergético precisamos de ter a visão holística e trabalhar juntos, o setor com um todo.” - Ana Carolina Alves Gomes, analista de Agronegócios

 

 

Contribuição Sindical Rural Pessoa Física - Pague até 22 de maio!

 

NA IMPRENSA
 

 


Veja aqui: https://www.otempo.com.br/economia/faemg-leva-tecnologia-para-o-campo-1.2668088 

 

 

Veja aqui: https://globoplay.globo.com/v/10576072/