Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

FEPPISHOW visa a fortalecer piscicultura e pesca em MG

EVENTO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
23/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A pesca (profissional, artesanal, esportiva e amadora), a piscicultura e as inovações do setor vão nortear a III Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais, a FEPPISHOW, a partir desta sexta-feira (24) até domingo (26), no espaço de eventos da Praça do Santuário em Felixlândia. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, e o Sistema FAEMG, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Felixlândia, é parceiro e vai oferecer oficinas gratuitas. O evento tem o objetivo de apresentar e potencializar o mercado e a cadeia produtiva do pescado em Minas Gerais, além de mostrar as diferentes tecnologias existentes, integrando a pesquisa, a extensão e o público consumidor.

Felixlândia se consagrou como o segundo maior produtor de tilápias do Lago da UHE Três Marias, que é o maior produtor de Minas e o segundo do país. Com isso, a FEPPISHOW se destaca porque busca as boas práticas quanto à regularização da cadeia da piscicultura, sempre focando no equilíbrio entre progresso e inovação e conservação ambiental e cuidado social, seja na produção ou na comercialização.

Contribuição do Sistema FAEMG desenvolvimento econômico

As oficinas de filetagem de tilápia e processamento para os produtores rurais da região, em estande próprio, durante todos os dias da feira. O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, vai participar da abertura.

“O retorno dos treinamentos do Sistema FAEMG após o período mais crítico da pandemia foi muito importante para a nossa região e contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento social e econômico de muitas famílias. A participação na feira só vem a agregar, porque é um espaço de oportunidades de negócio e aprimoramento da atividade, gerando ainda mais renda para as famílias envolvidas nesse processo”, contou a mobilizadora pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Felixlândia, Mardele Fernandes.

Entreposto em funcionamento

Para este ano, além do retorno dos eventos presenciais, os organizadores têm outro motivo especial para comemorar a realização da feira: é que o primeiro estabelecimento de pescado familiar do estado com Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) regularizado já está em funcionamento.

O entreposto de Pescado “Cheloni Peixe e Cia” fica em São José do Buriti, em Felixlândia, na represa de Três Marias, e tem capacidade para beneficiar 1.000 quilos de peixe por dia, abrindo mais oportunidades para os piscicultores da região. Com o processamento adequado no entreposto, o produtor passa a atender às exigências dos órgãos de vigilância sanitária e obter os selos de inspeção.

Além do Sistema FAEMG e Sindicato Rural de Felixlândia, a FEPPISHOW conta com o apoio da SEAPA/MG; EMATER/MG, EPAMIG, IMA, SEBRAE; CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Agência Peixe Vivo e Circuito Turístico Guimarães Rosa.

Programação

24/06 - Sexta-feira

08h - 1ª Oficina - “Filetamento de Tilápia”- Sistema FAEMG
14h - 2ª Oficina - “Filetamento de Tilápia” - Sistema FAEMG
19h - Abertura oficial 
22h - III Forró Félix 2022

25/06 - Sábado

8h - Credenciamento 
8h - 3ª Oficina - “Processamento” - Sistema FAEMG
9h - 1ª Palestra - “Destinação Ambientalmente Correta de Resíduos de Peixe”
Palestrante: PATENSE
10h30 - 1ª Apresentação - “Turismo Rural - Oportunidades e Desafios” - EMATER-MG
14h - 4ª Oficina - “Processamento” - Sistema FAEMG
14h - 2ª Apresentação - “Sanidade” - HIPRA
15h - 2ª Palestra - “Regularização Ambiental”- MAPA/SUPRAM/IMA
22h - III Forró Félix 2022

26/06 – Domingo

8h - Credenciamento 
9h - 3ª Palestra - “Cooperativismo” - SEAPA/MG
10h - Concurso de Filetagem de Tilápia  
10h15 - 4ª Palestra - “Sucessão na Propriedade Rural” - SEAPA/MG
16h - Final da III FEPPISHOW - Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais