Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Siderurgia Sustentável

Modernização da produção e carvão vegetal em pequenas propriedades rurais, com a adoção de sistemas de carbonização com maior ef

O Projeto propõe um modelo para a produção de carvão vegetal em pequenas propriedades rurais utilizando um módulo básico denominado conjunto fornos-fornalha desenvolvido pelo LAPEM – Laboratório de Painéis e Energia da Madeira, da Universidade Federal de Viçosa - MG.

 

Além do gerenciamento da montagem dos conjuntos descritos acima, a proposta contempla, o suporte para a instalação e operação de equipamentos de controle do processo e aferição dos parâmetros operacionais (madeira e carvão vegetal) e dos rendimentos auferidos com os novos processos adotados.

 

Com a implantação do Sistema Forno-Fornalha, pretende-se melhorar as condições de produção de carvão vegetal em pequenas propriedades no estado de Minas Gerais, a partir da adoção de novos processos de produção (Sistema Forno-Fornalha), da capacitação técnica e gerencial dos produtores, proporcionando a melhoria dos rendimentos de transformação e da consequente rentabilidade do negócio, bem como, da redução das emissões dos gases de efeito estufa, permitindo ainda, a oportunidade de inserção na atividade do núcleo familiar.

 

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Siderurgia Sustentável: