Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Conquista na pauta ambiental - Resolução 3.102

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR ASCOM, EM BELO HORIZONTE
27/07/2022 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

O Sistema FAEMG participou de uma reunião com lideranças do setor produtivo agropecuário na manhã desta quarta-feira (27), na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais. O governador Romeu Zema anunciou a publicação das alterações da Resolução Conjunta Semad/IEF 3.102, alvo de um extenso trabalho do Sistema FAEMG com produtores rurais, sindicatos e associações, bem como junto às Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A resolução trata dos processos de autorização para intervenção ambiental no estado.

Na oportunidade, o presidente Antônio Pitangui de Salvo anunciou a criação e reunião de instauração do Comitê Consultivo de Sustentabilidade na sede do Sistema FAEMG, composto pelas lideranças ali presentes e por outros representantes de várias cadeias produtivas do agro, para organizar a pauta ambiental do setor. Representando o Sistema FAEMG, também participaram do encontro a assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello, e o superintendente de Relações Institucionais, Altino Rodrigues.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, foi representada pela secretária executiva da Semad, Valéria Cristina Rezende, e pela subsecretária de Regularização Ambiental, Anna Motta. A diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins, foi representada pelo diretor de Conservação e recuperação de Ecossistemas, Cezar Augusto Fonseca e Cruz.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; representantes da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE); da Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas (APROSOJA); Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR); AMIPA; Sociedade Rural de Montes Claros; AMIF; Federação de Cafeicultores do Cerrado; entre outros.

“A Resolução Conjunta Semad/IEF 3.162 alterou a 3.102, visando a adequar questões que estavam incongruentes com as características do setor agropecuário mineiro. A norma dispõe sobre os processos para autorização para intervenção ambiental, principalmente no caso de supressão de vegetação. Conseguimos dar maior clareza quanto à abrangência de determinações da norma, limitando às áreas de supressão. Retiramos dispositivo relativo às áreas prioritárias e aumentamos os limites de áreas sujeitas a estudos de fauna. Há outras alterações, mas essas são as mais impactantes para os produtores, que, em sua maioria, são pequenos e médios, e não conseguiriam arcar com o nível de exigências e custos previstos anteriormente”, explicou a assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello.

As significativas alterações ocorreram após muito tempo de discussões junto ao estado e com um sólido trabalho técnico e jurídico, fruto de contratação de consultoria pela FAEMG, e de parceria e contribuições técnicas de lideranças rurais, associações e sindicatos, bem como da Seapa.