Vamos trocar ideias

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES quer saber como está o dia a dia dos sindicatos, quais dificuldades eles têm enfrentado e as principais demandas dos produtores rurais.  Para isso, criou o projeto Vamos Trocar Ideias: série de reuniões virtuais, abertas aos presidentes, dirigentes e funcionários de sindicatos e gerentes regionais.

A primeira rodada de encontros foi realizada na última semana, entre os dias 5 e 7 de agosto. Foram 6 grupos, que reuniram mais de 130 participantes online. Segundo os coordenadores do projeto, a adesão superou as expectativas e, por sugestão dos participantes, serão realizadas edições mensais.

Francisco Simões, coordenador da Assessoria Jurídica:

“Os sindicatos e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES precisam estar permanentemente unidos e integrados para a melhor solução dos problemas da classe rural. Afinal, todas trabalham para o mesmo fim: o bem dos produtores rurais”.

 

 

 

 

Rogério Arantes, coordenador da Assessoria Sindical:

“Queremos estar mais próximos. Essa é uma posição do presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Roberto Simões, e dos demais diretores. Enquanto os encontros presenciais não são possíveis, contaremos com essa possibilidade virtual”.

 

 

 

 

 

 

Avaliação dos participantes

Evando Lage Avelar, presidente do Sindicato de Itabira:

“Foi um sucesso. Nos deu oportunidade de saber no que a FAEMG está trabalhando e de interagir com colegas de outros sindicatos, das mais diversas regiões de Minas. Foi extremamente positivo”.

 

Tatiana Minardi, presidente do Sindicato de Itabirito

“O encontro online foi surpreendente! Ver os outros presidentes, mesmo que por vídeo, ouvi -los e partilhar necessidades, trouxe proximidade e a clareza de estarmos no mesmo barco. A mediação do Dr. Francisco e do Rogério foi acolhedora, informativa e bem próxima, mesmo sem nos conhecermos previamente. Foi uma iniciativa que precisa permanecer, me senti parte de algo maior: um sistema com foco e objetivos em comum, com uma história construída, cheia de desafios e conquistas que vêm, antes da gestão das atuais chapas, histórias de persistência e luta para posicionar os  produtores rurais e  sua importância para o fortalecimento da economia do país”.

 

Ayeska Turquette, tesoureira do Sindicato de Carandaí:

“O Projeto está sendo muito bom. Tanto para possibilitar a união dos sindicatos, através da troca de experiências e dúvidas, quanto para aproximar os produtores, através de seus sindicatos, da FAEMG - que tem sanado as dúvidas e se mostrado eficiente nas lutas pelos direitos e benefícios ao produtor perante o governo”.

 

Lélio Damásio, Sindicato de Ibiá

“O que era algo incomum para os Sindicatos relacionados aos encontros e reuniões, a aproximação online com a FAEMG se tornou necessária devido a COVID-19. É de suma importância continuar com esta forma de trabalho, trocando ideias e experiências, prestando atendimento personalizado e ouvindo as nossas demandas. Parabenizo a iniciativa, foi uma reunião produtiva, assuntos pertinentes e esclarecedores, onde os participantes ficaram bem à vontade e tivemos a oportunidade de ficarmos ciente da volta da FAEMG Itinerante que é um projeto que aproxima a FAEMG dos produtores”.

 

Rosiane Silveira, secretária executiva do Sindicato de Monte Santo de Minas

O Troca de ideias é muito importante e foi muito bom participar. Sabermos como os outros sindicatos estão atuando e receber as informações da FAEMG ajuda a entendermos, corrigirmos e melhorarmos as nossas ações.

 

Olivier Campos, presidente do Sindicato de Lima Duarte

Fiquei muito feliz em ter participado do primeiro encontro online do projeto. A FAEMG contribui muito na defesa dos produtores rurais e orientações técnicas e administrativas aos Sindicatos, e está dando mais um grande passo no sentido de conhecer melhor as nossas demandas locais. Vejo como uma grande oportunidade de orientação para os sindicatos, para que sejam cada vez mais produtivos e agreguem valores e serviços aos produtores rurais e sejam administrados com visão empresarial.