Sucesso do ATeG Café em Divisópolis atrai cada vez mais produtores a participar do programa

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG/SENAR/INAES está contribuindo para um novo cenário na atividade cafeeira de Divisópolis, cidade do Vale do Jequitinhonha, que, após 50 anos de produção, recebeu seus primeiros cursos voltados para a cultura do café.

Os cursos de Torra e Classificação e Degustação de Café foram promovidos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Almenara e capacitaram quatro turmas de familiares e produtores rurais de Divisópolis e região.

Para o gerente do escritório regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes, a demanda pelos cursos é resultado do envolvimento entre participantes, mobilizador do Sindicato e do técnico do Programa ATeG, iniciado no município no ano passado.

A estudante de Engenharia Ambiental e aluna aprovada nos cursos, Karen Luiza Sousa Borges (na foto), se mostrou satisfeita com a aprendizagem e ressaltou que foi atraída não apenas pelo fato de Divisópolis ter a cafeicultura como um de seus maiores meios de subsistência, mas também pelos elogios e resultados do ATeG no município. “São 30 cafeicultores assistidos pelo Programa. Eles estão gostando muito, inclusive influenciando outros produtores a participar”, explicou, acrescentando que ela e o pai estão aguardando o próximo grupo para poderem participar.