Curso em Caratinga: prevenir acidentes para não virar estatística

Trabalhadores e produtores rurais de Caratinga, no Vale do Rio Doce, resolveram se prevenir para não virar estatística de acidentes no trabalho. Nesta semana, entre os dias 7 e 10, todos estão participando do curso de Prevenção de Acidentes do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Caratinga e ministrado pelo instrutor Hélio de Melo Freitas Júnior.

“Em diversos casos, o trabalho rural exige atuação com máquinas, como tratores, retroescavadeiras, colhedora de canas; isso, sem falar nos serviços braçais. Daí a importância desse tipo curso de qualificação”, afirma o mobilizador do Sindicato Rural de Caratinga, Samuel Gonçalves Batista. “O curso foi solicitado porque a exposição e os riscos são grandes e nós sabemos da importância desses cuidados. Confiamos plenamente nos cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES”, explica a presidente do Sindicato, Rejanne Corrêa Lopes de Paula.

Segurança

No próximo dia 27 de julho, será celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. No setor rural a busca por melhores condições de trabalho e a garantia de segurança também acontece.

O instrutor Hélio de Melo Freitas Júnior ainda destaca que os cursos promovidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES neste período de pandemia da Covid-19 seguem à risca todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).