Parceria SENAR e Instituto Grande Sertão promove sustentabilidade ambiental no Norte de Minas

O Instituto Grande Sertão está realizando na comunidade de João Moreira, município de São João da Ponte, o Projeto Meu Rio, que visa a conservação e preservação do meio ambiente. Dentro do projeto são realizadas ações que promovem o desenvolvimento sustentável, cidadania e educação ambiental de maneira a promover mudanças na visão crítica e no comportamento dos moradores.

O Projeto Meu Rio tem como objetivos melhorar a qualidade de vida da comunidade local e ajudá-la a reverter o quadro de degradação ambiental da microbacia do Córrego João Moreira. Dentro das ações foram construídas barraginhas, curvas de nível, viveiros de mudas, e feitas recuperação de nascentes e capacitações de produtores, dentre elas o curso de Apicultura, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas através do Sindicato dos Produtores Rurais local.

Segundo o instrutor de Apicultura Gláucio Spínola, trabalhar e apoiar o Projeto Meu Rio foi uma oportunidade ímpar. Para ele, o treinamento realizado para os moradores da comunidade de João Moreira mostrou a importância de integrar a apicultura na recuperação e manutenção das matas nativas, contribuindo para a conservação das nascentes, maior absorção das  águas de chuva e ainda como uma boa possibilidade de renda.

O instrutor acrescenta que a apicultura é uma atividade que concentra os três pilares da sustentabilidade, não concorrendo com outra atividade agropecuária. Ela é  socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. “O Instituto Grande Sertão, junto com a comunidade, estão de parabéns pelo compromisso de atuar em defesa e recuperação de um bioma tão frágil que é o cerrado”, disse Gláucio.