Segurança na atividade turística é tema de módulo do Agente de Turismo Rural em Espera Feliz

O município de Espera Feliz, na Zona da Mata mineira, recebeu, na última semana, o segundo módulo do Programa Agente de Turismo Rural, desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema Faemg / Senar Minas, o Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz e a Prefeitura Municipal, com mobilização de Leonardo Chaves de Souza.

O módulo teve como tema a Seguranças nas Atividades Turísticas e foi conduzido pelo instrutor e fisioterapeuta Raphael Sanzio Versiani, que abordou, junto aos 16 participantes, o relacionamento intrapessoal e interpessoal, a prevenção de acidentes nas atividades turísticas, além das noções básicas de primeiros socorros (reanimação cardiopulmonar, engasgo, afogamento, fraturas, hemorragias, choque elétrico, AVC, convulsão, desmaio, acidentes com animais peçonhentos, intoxicação, entre outros).

“O Senar vem atuando na mobilização, conscientização e sensibilização dos participantes para a promoção e prevenção à saúde, visando sempre melhor qualidade de vida, neutralizando ou minimizando possíveis riscos de vida”, avalia Raphael, que também acredita que o programa promove o desenvolvimento sustentável das regiões. “Afinal de contas, investir no turismo rural é lutar pela preservação ambiental, valorização dos produtos rurais locais e do povo do campo”, afirma.

A proposta do Programa Agente de Turismo Rural, composto por seis módulos, é qualificar profissionais para ações integradas na área, com uma abordagem que visa valorizar as características próprias da região onde é desenvolvido, despertando no aluno a valorização de seu meio e visão empreendedora no Turismo.

Até abril de 2020 serão desenvolvidos mais quatro módulos do programa, com os seguintes temas: Condução, Roteirização, Alimentação e Comercialização.