Embaixada da Holanda se aproxima do agronegócio mineiro

Representantes da Embaixada da Holanda, do Governo Estadual e do Sistema FAEMG reuniram-se nesta quinta (13/6), em BH, para falar sobre oportunidades de promoção de Minas e do agro mineiro junto à empresas e instituições holandesas. No encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram apresentados os programas e ações do Sistema FAEMG, da Secretaria de Agricultura, do Sebrae e do Sistema Ocemg voltados ao agronegócio no estado.



Um dos pontos de interesse, segundo o adido agrícola da Holanda, Ramon Gerrits, é promover a participação holandesa na Semana Internacional do Café - SIC 2019, que será realizada em novembro na capital mineira. Para ele, a programação técnica do evento, bem como as rodadas de negócios e as visitas às origens produtoras são de grande interesse para torrefadores e empresários da Holanda.

Ramon Gerrits, adido agrícola da Holanda
“Temos ido a campo para conhecer as cadeias de produtos que a Holanda já importa de várias regiões do Brasil, buscando ampliar as remessas mineiras. Neste momento, nossos focos principais são os cafés especiais e as frutas (especialmente limão, banana, abacate e manga). Queremos falar diretamente com os produtores, e o apoio da FAEMG tem sido muito importante nesse sentido”.

Aline Veloso, coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG
“Essa missão é um desdobramento do trabalho que o Sistema FAEMG vem desenvolvendo junto à Embaixada Holandesa, com reuniões desde 2016, e que ganhou força com a participação do adido holandês Bert Rikken em nossa Missão Agrobrazil em 2018, conhecendo a realidade das propriedades rurais, os sistemas de produção de leite, queijo minas artesanal e cafés no estado, e as ações de sustentabilidade ambiental desenvolvidas”.


| Participações


O Sistema FAEMG  foi representado no encontro pela superintendente do INAES, Silvana Novais, o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar Minas, Luiz Ronilson, a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, e a coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente, Ana Paula Mello.