SEMINÁRIO AMBIENTAL - SISTEMA FAEMG

Conciliar produção de alimentos e ações sustentáveis para o meio ambiente. Com boas práticas, o produtor rural aumenta a sua rentabilidade com preservação dos recursos naturais.

Esse é o foco do Seminário Ambiental, promovido anualmente pelo Sistema FAEMG, em BH. Nesta sexta edição, que será realizada em 11 de junho, o tema é “Mudanças Climáticas e Formas Alternativas de Energia”. O evento é gratuito e tem vagas limitadas. Programação e inscrições pelo www.sympla.com.br/sistemafaemg.

Serão debatidos temas como a COP do clima e os principais desafios do agro em relação às mudanças climáticas, a capacitação profissional rural, e as possibilidades e estratégias de geração distribuída e uso da energia solar em propriedades rurais.

A coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG, Ana Paula Mello, lembra que o agro é o setor mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas: “A FAEMG está atenta às iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e o Brasil é um importante player no mercado de baixo carbono e resiliência climática. Com os recursos naturais que o país possui, é possível alavancar essa agenda e gerar benefícios econômicos e socioambientais para todos, trazendo ainda um leque de oportunidades para o produtor rural”.

Caso de sucesso
Mostrar como é possível colocar tudo isso em prática será a tarefa do produtor rural Edvaldo Lôpo, do município de Manga. Sua propriedade, a Fazenda Vista Alegre, é referência em sustentabilidade no estado. Por lá, todos sistemas são integrados e desperdício é palavra desconhecida. As sobras de um processo produtivo são reaproveitadas na etapa seguinte da cadeia de atividades agroindustriais.
Nosso Ambiente
O Seminário Ambiental é realizado pelo Sistema FAEMG anualmente, em junho, mês em que se reforçam as questões ambientais em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). O encontro é uma ação do Programa Nosso Ambiente, onde se convergem as frentes de atuação da entidade em prol do desenvolvimento sustentável no meio rural.

Edições anteriores
2014 – Licenciamento Ambiental e Cadastro Ambiental Rural – CAR.
2015 – Solo e Água – Manejo e conservação no meio rural
2016 – Resíduos, Fertilização e Bioenergia
2017 – Inteligência Territorial e Sustentabilidade
2018 – Água: Conexão entre meio ambiente e produção sustentável