Cooparaíso busca capacitação através do ATeG

A Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) e o Sistema Faemg/Senar Minas, firmaram parceria para a implantação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), no município de São Tomás de Aquino. Serão capacitados 60 produtores por um período de quatro anos, em projeto piloto idealizado pela atual diretoria da cooperativa.  Em janeiro de 2019, o presidente da cooperativa, Luiz Sérgio Marques e o gerente Francisco Landi, procuraram o Senar Minas para firmarem parcerias.

O ATeG leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção. O programa tem duração de dois a quatro anos. A metodologia é aplicada de quatro a seis etapas com diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.

Para a Cooparaíso, o setor agropecuário, com base na necessidade atual dos preços das commodities agrícolas, como também a demanda exponencial futura, faz com que o produtor demande de suas organizações (cooperativas, sindicatos, associações, etc) novas ferramentas para que desenvolva controles e aprimore a gestão da propriedade.

A partir da esquerda: Rodrigo Diniz, Christiano Nascif, Francisco Landi e Luiz Marques

Para a cooperativa, o AteG é um projeto para capacitar os produtores de uma forma mais ampla, deixando-os mais preparados para obterem lucros com a sua atividade produtiva. A proposta é ir além das questões técnicas do manejo correto do café e avançar na capacitação das áreas de gestão e economia. “A nossa meta é sensibilizar as cooperativas de um modo geral, tanto as de produção quanto as de crédito, para fazerem com que o produtor atue no seu negócio de forma técnica e gerencial, entender o seu negócio e ganhar dinheiro com ele. As cooperativas passariam a ser um instrumento para que cada vez mais produtores possam passar por este projeto de capacitação através do Sistema Faemg/Senar Minas”, disse Sérgio.

Para o gerente do Senar Minas da Regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz, esta parceria é uma grande oportunidade para que o trabalho do ATeG seja conhecido por possíveis parceiros. “Os resultados já obtidos são excelentes e temos certeza que nossos parceiros se interessarão”, destacou Rodrigo.

Para a direção da Cooparaíso faltam ações efetivas, gerenciais e financeiras, dos produtores e as cooperativas, de um modo geral, não tem observado esses fatores.  Através dessa parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas espera-se que outras entidades optem por este caminho de trabalho para os produtores conquistarem a sua eficiência.

A expectativa do projeto é que, com os resultados do trabalho, os dados fomentem a cadeia produtiva da região, norteando muitas ações dos produtores e seus parceiros, para que em quatro anos esses dados proporcionem uma nova rede de informações para fornecedores e produtores.