Curso de tratorista leva conhecimento e oportunidade para trabalhadores rurais de Campos Gerais

O curso Manutenção do Trator Agrícola de Pneu (TAP) - Operação com um Implemento foi ministrado pelo instrutor Herodilson Lemos. O treinamento atendeu produtores e trabalhadores rurais da cidade de Campo Gerias, no sul de Minas. O gerente regional do Senar Minas em Lavras, Wander Magalhães, acompanhou o evento.

De acordo com Herodilson, o trator é uma máquina perigosa e o índice de acidentes ainda é grande no campo. O instrutor diz que a maioria ocorre por descuido na operação e falta de manutenção correta do equipamento. “No curso o aluno aprende desde técnicas de segurança no trabalho, manutenção preventiva, adequação do implemento ao trator, operação até a postura profissional. É um treinamento que oferece noções básicas para que o produtor rural possa trabalhar no campo com toda a segurança, livre de riscos”.

O curso é oferecido pelo Sistema Faemg / Senar Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Gerais. Para o trabalhador rural Edson José dos Santos, que é de Boa Esperança e trabalha na Fazenda JM, o treinamento foi muito bom: “Aprendi coisas simples que não sabia, como utilizar a máquina e os equipamento de segurança, para evitar acidentes. E a atenção redobrada sempre”.

Adilson Cristiano Borges nunca operou um trator. Segundo o aluno, o curso é muito bom: “A gente vê muitos colegas fazendo errado, e aqui pode conferir o quanto é importante fazer um trabalho com segurança, isso é muito reforçado no treinamento, principalmente a questão da manutenção preventiva. O problema é achar que sabe, isso é perigoso. O importante é buscar se capacitar para trabalhar com segurança resguardando a vida”.

Oportunidade

Os cursos do Senar Minas capacitam e ainda criam oportunidade de trabalho no campo. Os amigos Enéas Gomes de Jesus e Huchwelington dos Santos Vieira vieram de Araçuaí, Norte Minas, para trabalhar nas lavouras de café em Campos Gerais. Os dois fizeram o curso de trator, conseguiram ampliar os conhecimentos e criar novas oportunidades de emprego.

“Há 2 anos venho para Campos Gerais em busca de emprego. E sempre trabalhei na lavoura de café. Tenho parentes aqui o que facilitou a minha vinda. Eu sempre quis me capacitar e melhor de vida. Esse curso de trator foi o primeiro que fiz. Pretendo fazer outros para prestar um serviço de qualidade e melhorar a minha renda também. Hoje consigo trabalhar no campo em outra área. E essa oportunidade foi o Senar que me proporcionou”, conta o aluno Huchwelington.

“Eu também vim de Araçuaí em busca de oportunidade de trabalho. Gosto muito de trabalhar na roça. Há 3 anos me mudei para Campos Gerais. Essa foi a primeira vez que fiz e conheci um curso do Senar. Foi ótimo para a minha vida pessoal e profissional. Pretendo com certeza fazer outros e ampliar os meus conhecimentos e oportunidades”, diz o aluno Enéias.