SENAR oferece curso para formar tratoristas do Norte de Minas

Cada vez mais tem aumentado a procura por mão de obra qualificada na zona rural. E para atender a demanda da região, o Senar Minas, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Buenópolis, Montes Claros e São Francisco, realizou entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro o curso de Manutenção e Operação de Tratores Agrícolas com Implementos. Trinta trabalhadores participaram da capacitação.

O objetivo do treinamento, conforme os instrutores Alex Altino Melo, Eugênio Silveira e Virgílio Peito Filho, foi ensinar o funcionamento e operação dos tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador e bom funcionamento da máquina. Os participantes aprenderam sobre as tecnicas corretas de operação e manejo dos tratores, seus sistemas de combustível, embreagem, regulagem, freios, uso de EPIs, manutenção e implementos.

Para o aluno Rodrigo Freire de Figueredo, da comunidade de Pé de Serra, em Buenópolis, o curso foi de grande importância. Além de aprender a operar e fazer a manutenção do trator da forma correta, ele disse que “trabalhar com segurança” foi uma das maiores lições do treinamento.

Segundo Alex Altino, além da segurança do trabalhador, obedecendo as normas da NR31, o curso também chama a atenção para as normas do COMANA de preservação do Meio Ambiente e preservação da máquina com foco na manutenção preventiva dos seus sistemas.

Outros cursos

De 4 a 8 de fevereiro, mais de 30 tratoristas dos municípios de Brasília de Minas, Josenópolis e Pirapora serão capacitados. "A gente notou que, nos últimos anos, o número de propriedades rurais com seus próprios tratores e implementos creseceu no Norte de Minas. Como essas máquinas estão cada dia mais modernas e cheias de tecnologias, a necessidade de treinamento dos trabalhadores é muito maior”, disse o instrutor.