até
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Senar Minas 20 anos: Solenidade comemorativa reúne mais de mil pessoas em BH
SENAR MINAS
 
O Minascentro, em Belo Horizonte, ficou lotado nestas quarta (5/6/13) e quinta-feira (6), na comemoração do 20º aniversário do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Cerca de 1,2 mil pessoas, entre autoridades, lideranças rurais, instrutores e mobilizadores de todas as regiões do Estado participaram do evento.
 
“O SENAR MINAS está consolidado em todo o território mineiro”, ressaltou o presidente do SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e do Conselho Administrativo do SENAR MINAS, Roberto Simões. Segundo ele, a entidade busca acompanhar as tendências da formação profissional, para atender aos anseios do mercado de trabalho.
 
“A reforma do conhecimento é o que nos leva para o futuro”, enfatizou a presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), senadora Kátia Abreu. Segundo ela, o SENAR tem hoje, em todo o país, 5 mil instrutores, que ajudam o produtor rural a fazer do agronegócio brasileiro a potência que é, com crescimento de 10% no primeiro trimestre deste ano.
 
Evolução
 
Em Minas, o SENAR já realizou, nestas duas décadas, cerca de 88 mil cursos e programas gratuitos, contemplando 260 tipos diferentes de ocupações rurais, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o Estado. “O sucesso alcançado nestes anos nos faz crer que o futuro será ainda melhor”, disse o superintendente do SENAR MINAS, Antônio do Carmo Neves.
 
O futuro, segundo o secretário-executivo do SENAR Nacional, Daniel Carrara, passará, necessariamente, pelo avanço da formação profissional continuada. Em sua exposição, ele chamou a atenção para o aumento da responsabilidade da instituição para a preparação de um profissional mais completo, diante do desenvolvimento da agropecuária e do avanço das inovações tecnológicas.
 
Também para José Pastore, professor de Relações do Trabalho da USP (Universidade de São Paulo), a grande velocidade da evolução das tecnologias agrícolas aumenta a necessidade de preparação da mão de obra no campo. “O Brasil tem uma população rural ainda grande, razão pela qual várias entidades têm que se unir para poder prestar serviços a essa população.”
 
Homenagens
 
Palestras motivacionais e homenagens também marcaram a programação do 20º aniversário do SENAR MINAS. “O SISTEMA SENAR está de parabéns, pois criou a mobilização, o que possibilita que as ações de formação profissional e de promoção social estejam em conformidade com as reais necessidades do mercado de trabalho”, afirmou o consultor Ivo Steffen.
 
Ao falar sobre Mobilização x Mercado de Trabalho: uma agenda de debates, Ivo Steffen, consultor internacional na área de Educação Profissional, enfatizou a importância do treinamento dos mobilizadores para a verdadeira identificação das necessidades do mercado de trabalho e para o aprofundamento dos estudos sobre as tendências nesta área.
 
A programação de palestras abordou também o tema O Valor de uma Cultura de Valor e o Compromisso com a Excelência. “Nenhuma organização pode dispensar a criação de uma cultura própria. Os valores é que são, de fato, a alma da empresa”, resumiu o consultor Eugênio Mussak, professor da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo).
 
Durante o evento, foram agraciados os vencedores do III Prêmio Destaques do SENAR MINAS. A premiação visa reconhecer os benefícios de treinamentos e programas desenvolvidos pelo SENAR nas comunidades e propriedades rurais. Também foram homenageadas as entidades cooperadas, instrutores, mobilizadores e funcionários que atuam junto ao SENAR há 20 anos.
Últimas notícias publicadas
02/04/2020 Turismo Rural: Para ajudar empreendedores, instrutora grava vídeo com dicas para se reinventar na quarentena
02/04/2020 Laticinista de Maripá de Minas destaca a importância do SENAR para a expansão do seu negócio
02/04/2020 Produtores rurais apostam no delivery em Divinópolis
01/04/2020 SENAR MINAS capacita moradores de Uruana de Minas para o turismo rural
01/04/2020 Agricultores familiares de Passa Vinte diversificam atividade rural com ajuda de cursos do SENAR
01/04/2020 Produtores de morango de Datas ajustam técnicas com Programa de Agricultura Irrigada
31/03/2020 Produtores rurais do Norte de Minas se preocupam com fechamento do comércio por mais tempo
31/03/2020 Vale do Jequitinhonha recebe mais de 220 cursos do SENAR em três meses
31/03/2020 Orgulho: Casal faz quadro e emoldura certificados de treinamentos do SENAR
31/03/2020 "Flores da Terra": Curso do SENAR leva resgate cultural e financeiro a comunidade de Turmalina
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br