até
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Conheça os projetos vencedores - Prêmio Destaques

Nas comemorações do seu 20º aniversário, o SENAR MINAS anunciou os dez projetos vencedores do seu Prêmio Destaques 2013. Criada há dez anos, a premiação tem por finalidade reconhecer e divulgar os benefícios de programas desenvolvidos nas comunidades e propriedades rurais. São premiados os melhores projetos apresentados, por Escritório Regional, nas categorias Entidade Cooperada, Mobilizador e Instrutor.

Projeto Uma Boa Vista do Carvão Vegetal no Desenvolvimento Sustentável

Regional: Uberaba

Município: Tapiraí

Local: Fazenda Boa Vista

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos

Mobilizadora: Lorena Aparecida Costa Souza

Instrutores: Carlos Alberto da Silva, Edgard de Oliveira, Maria de Lourdes Monteiro e Odair Sanches

 

Cursos do SENAR MINAS levaram à melhoria dos processos na produção de carvão vegetal e de eucalipto na Fazenda Boa Vista, localizada em Tapiraí, no Alto Paranaíba. Dentro do Projeto Destaques do SENAR MINAS 2013, foram realizados oito cursos, com um total de 91 participantes. Um deles foi o de Operação e Manutenção de Motosserra, que resultou em mais agilidade no trabalho, com economia de tempo e dinheiro. Com o Curso de Produção de Carvão Vegetal/Construção de Fornos de Alvenaria, foram construídos fornos maiores e a produtividade cresceu de quatro para 50 metros cúbicos de carvão vegetal por fornada.

 

Projeto Semeando Conhecimento, Cultivando Valores e Colhendo Riquezas no Universo Rural

Regional: Montes Claros

Município: Icaraí de Minas

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas

Mobilizadora: Almerisa Ferreira da Costa

Instrutor: Fernando Etiene Pinheiro Teixeira Junior

A realização do GQC (Programa Gestão com Qualidade em Campo) em Icaraí de Minas, no norte do estado, motivou os produtores de leite da região a investirem mais na atividade, com a realização de treinamentos da mão de obra e a adoção de procedimentos mais eficazes, além do despertar da visão empreendedora. Na Fazenda Aroeira, por exemplo, a capacitação profissional nas áreas de inseminação artificial e de conservação de alimentos resultou no crescimento da produção média diária de 2,5 para 9,7 litros por vaca. Já na Fazenda Castelo, a produção de leite saltou de 8,2 litros por vaca por dia, em 2010, para 12,8 litros, em 2012.

 

Projeto Conhecimento Através do SENAR Transforma a Vida de Pequenos e Médios Produtores Rurais

Regional: Lavras

Município: Santana da Vargem

Comunidade: Cooperativa de Pequenos e Médios Produtores

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Santana da Vargem

Mobilizador: Antônio Afonso de Oliveira

Instrutores: Ataualpa de Andrade Neto e Mário Martins de Carvalho

Através de parceria com o SENAR MINAS, a Coopasv (Cooperativa de Pequenos Produtores de Santana da Vargem), no sul do estado, investiu na qualificação da mão de obra e no aprimoramento do café. Para atender às exigências advindas com o recebimento do Selo Fairtrade (Comércio Justo), emitido pela organização europeia FLO (Fairtrade Labelling Organizations), desde 2002 a Coopasv realizou 190 cursos do SENAR em várias áreas, envolvendo 480 pessoas. De lá para cá, o volume comercializado cresceu quase 40 vezes, somando 22 mil sacas de café especial na safra 2011/2012, e o produto ganhou em qualidade.

 

Projeto de Fazendeiro a Empresário Rural

Regional: Governador Valadares

Municípios: Águas Formosas, Machacalis, Crisólita

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas

Mobilizador: Maikon Oliveira de Castro

Instrutora: Maria Tereza Gazzinelli Porto

Entre março e julho de 2010, um grupo de 20 pecuaristas de corte e de leite dos municípios de Águas Formosas, Crisólita e Machacalis, no Vale do Mucuri, participou do GQC (Programa Gestão com Qualidade em Campo). O estudo dos temas propostos e as discussões entre os participantes levaram o grupo a uma profunda reflexão sobre a importância de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, a fim de alcançar as metas traçadas. Três anos após o término do Programa, os participantes continuam se reunindo e criaram uma associação, que influencia diretamente instituições governamentais e segmentos do agronegócio.

 

Projeto Administrar para Lucrar

Regional: Viçosa

Município: Dionísio

Comunidade: Baixa Verde

Entidade Cooperada: Associação Comunitária dos Moradores de Baixa Verde

Mobilizadora: Vera Maria das Graças de Assis

Instrutor: José Heleno Húngaro

Não basta produzir, é preciso conduzir o negócio com eficiência. A constatação feita pelos moradores da Comunidade de Baixa Verde, em Dionísio, no Vale do Aço, é resultado do Programa Negócio Certo Rural. A atitude começou a mudar quando eles compreenderam que novas técnicas de produção e manejo da terra e dos animais, controle rigoroso de gastos e uso racional dos recursos são parte de uma receita de sucesso para quem quer empreender no meio rural. Após o Programa, alguns moradores da Comunidade montaram negócio próprio e outros passaram a adotar técnicas de gestão e produção mais eficientes em suas fazendas.

 

Projeto Fomento da Pecuária Leiteira em Martinho Campos

Regional: Sete Lagoas

Município: Martinho Campos

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Martinho Campos

Mobilizador: Fernando Luiz Esteves

Instrutor: Bernardo Faria de Barros

Produtores de leite de Martinho Campos, no Alto São Francisco, comemoram os bons resultados obtidos com a participação no GQC (Programa Gestão com Qualidade em Campo). Uma das iniciativas foi a reativação do Balde Cheio – Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira em Minas Gerais, iniciativa do SISTEMA FAEMG. Também se uniram para contratar um veterinário, reateando custos, e criaram uma cooperativa de compras, através da qual conseguem economia de 15%, em média, na aquisição de insumos.

 

Projeto Novas Oportunidades no Artesanato com Fibra de Taboa

Regional: Juiz de Fora

Município: Senhora dos Remédios

Comunidade: Comunidade do Pião

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena

Mobilizadora: Iracema Costa Flisch

Instrutor: Gildeon Santos Porto

Foi por meio do Curso Artesanato de Fibras Naturais/Taboa em convênio com o SENAR MINAS e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, realizado em 2011, que esposas e filhas de produtores rurais aproveitaram seu tempo livre para aprender a fazer peças artesanais. Arte e beleza se conjugam em cestas, porta-retratos, porta-joias, suportes para garrafas de vidro e outros itens que estão ganhando destaque dentro e fora da região. As mulheres estão tendo a oportunidade de produzir e vender suas peças, contribuindo, assim, para o incremento da renda familiar, aumento da satisfação pessoal e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Projeto Família de Fibra

Regional: Patos de Minas

Município: João Pinheiro

Comunidade: Vila São Sebastião/Lajes

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro

Mobilizador: José Humberto de Oliveira Pinto

Instrutor: Romero do Amaral Duarte

Uma família do noroeste mineiro aumentou sua renda com a produção de peças feitas com bagaço da cana-de-açúcar graças a um curso do SENAR. Após participar do Curso Artesanato de Materiais Recicláveis, Fibra de Cana-de-Açúcar, Café, Bananeira e Outras, Maria Antônia Lino Mendes, na época desempregada, envolveu a família na confecção de peças utilitárias e decorativas. Com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de João Pinheiro, organizações não governamentais e destilarias, conseguiu matéria-prima e clientes e hoje vende seus produtos em várias lojas de artesanato, inclusive no Mercado Central de Belo Horizonte.

 

Projeto Doce Segredo de Minas

Regional: Passos

Município: Campestre

Comunidade: Bairro Barra

Entidade Cooperada: Sindicato dos Produtores Rurais de Campestre

Mobilizadora: Aurelúcia Ashcar Lima

Instrutora: Gleida Aparecida Figueiredo

Entre 2007 e 2009, 12 mulheres do município de Campestre, no sul do estado, participaram de três cursos de Conservas e Doces Caseiros do SENAR MINAS. Foi o suficiente para alimentar o desejo de investir em um novo negócio: a produção de doces e conservas vegetais. Nascia, ali, a Segredo de Minas. O grupo transformou-se em cooperativa e, em 2012, recebeu do Centro Vocacional Tecnológico de Campestre e Escola Comercial Ilma Ambrogi Prado o Prêmio Top of Mind de Empreendedorismo. Hoje, 20 pontos de vendas compram seus produtos, que têm licença da Vigilância Sanitária e estão registrados no IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).

 

Projeto Mulheres do Vale Transformando a Realidade

Regional: Araçuaí

Município: Minas Novas

Comunidades: Cruzinha, Palmital, Cansação

Entidade Cooperada: Clube do Galope de Turmalina

Mobilizadora: Dulcinéia Cordeiro Rocha

Instrutoras: Maria de Lourdes Monção e Maria Nilza Ribeiro

Uma série de cursos do SENAR MINAS nas modalidades de Artesanato de Tecidos, Peças Femininas Básicas sob Medida e Peças Íntimas, realizados nas comunidades rurais de Cansação, Cruzinha e Palmital, no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, proporcionou transformações no cotidiano das mulheres. A atividade de confecção passou a ser fonte de renda e uma profissão lucrativa para a maioria das participantes dos cursos. Sensíveis à realidade local, algumas entidades que atuam na região e que solicitaram os cursos ao SENAR MINAS deram ajuda financeira para a compra de equipamentos e matéria-prima para o início dos trabalhos.

Últimas notícias publicadas
02/04/2020 Turismo Rural: Para ajudar empreendedores, instrutora grava vídeo com dicas para se reinventar na quarentena
02/04/2020 Laticinista de Maripá de Minas destaca a importância do SENAR para a expansão do seu negócio
02/04/2020 Produtores rurais apostam no delivery em Divinópolis
01/04/2020 SENAR MINAS capacita moradores de Uruana de Minas para o turismo rural
01/04/2020 Agricultores familiares de Passa Vinte diversificam atividade rural com ajuda de cursos do SENAR
01/04/2020 Produtores de morango de Datas ajustam técnicas com Programa de Agricultura Irrigada
31/03/2020 Produtores rurais do Norte de Minas se preocupam com fechamento do comércio por mais tempo
31/03/2020 Vale do Jequitinhonha recebe mais de 220 cursos do SENAR em três meses
31/03/2020 Orgulho: Casal faz quadro e emoldura certificados de treinamentos do SENAR
31/03/2020 "Flores da Terra": Curso do SENAR leva resgate cultural e financeiro a comunidade de Turmalina
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br