até
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Conectividade no campo
Lisa Fávaro, de Lavras

Sistema FAEMG busca parceria com o INATEL para oferecer internet segura e de qualidade no interior

A falta de uma boa conexão de internet prejudica o homem do campo, que faz o que pode para lidar com a restrição. Em Lambari, por exemplo, o produtor rural Vicente Paulo da Silva e os filhos Marcos Vicente de Natanael da Silva e Dulcídio Paulo da Silva tiveram que ir até o ponto mais alto da lavoura, de carro, único lugar onde havia sinal de internet, para participar do encontro de encerramento do Programa Sucessão no Campo.

O problema que eles e milhares de produtores enfrentam pode estar próximo do fim. Gestores do Sistema FAEMG/SENAR/INAES fizeram visita técnica ao Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, para uma primeira reunião sobre a possibilidade de implementar o Projeto 5G – Rede de Comunicações no Agro, que tem como objetivo prover conexão e tecnologia robusta, viável, sustentável e que atenda às necessidades do campo.

A partir da esquerda: Adriano Cunha, Dario Wiston, Luciano Leonel, Breno Mesquita, Carlos Nazareth, Christiano Nascif e Henry Rodrigues

Pioneiro, o projeto desenvolvido pelo INATEL foi apresentado pelo diretor-geral Carlos Nazareth Motta ao vice-presidente da FAEMG, Breno Mesquita, que estava acompanhado do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, do coordenador de Arrecadação e Cadastro, Adriano Cunha, e do coordenador de Tecnologia da Informação – TI, Dario Wiston Cordeiro Júnior.

De acordo com Breno Mesquita, o objetivo é melhorar a vida do produtor rural mineiro, na diminuição de custos, na competitividade e na chance de trabalhar com novas tecnologias. “Queremos buscar soluções que vão ao encontro do que o produtor rural mineiro precisa e necessita. Hoje, a etapa para o mundo digital passa necessariamente pela comunicação e pela conexão. Essa iniciativa tem tudo para ser um sucesso.”

Conectividade para o progresso no campo

“A conectividade é hoje um problema para o produtor rural. Com a pandemia isso ficou ainda mais em evidência. Nós, do Sistema FAEMG, entidade que representa os produtores mineiros, nos vimos no dever de apresentar alternativas. Acredito que, se as tratativas avançarem, uma futura parceria traria essa solução. Pelo que foi visto e apresentado, sem dúvida, um convênio entre INATEL e o Sistema FAEMG seria um sucesso”, destacou Nascif.

O grupo conheceu ainda a estrutura tecnológica e de inovação do Instituto, os estudos e laboratórios que trabalham com a conectividade nas áreas remotas e zonas rurais. “Esse primeiro contato visa buscar alternativas para que a gente leve essa conexão até o meio rural. A solução apresentada pelo INATEL, nesse momento, vai oferecer uma conectividade segura para o produtor rural dentro da sua propriedade”, comentou Adriano Cunha. “Com acesso fácil a internet, o Sistema FAEMG vai poder inovar e oferecer mais cursos e capacitações tecnológicas para o produtor rural e sua família. Com certeza é um ganho para todos”, disse Dario Winston.

“A proposta é justamente aproximar o INATEL de todo o complexo agropecuário de Minas Gerais, por meio da Federação e junto com os Sindicatos Rurais. Construir uma história de sucesso, algo bastante concreto que diz respeito à aplicação da tecnologia pelo produtor rural, de forma a sustentar o progresso no campo”, explicou o diretor do Instituto, Carlos Nazareth.

A tecnologia

O Sistema 5G de longa distância permite, de fato, entregar um sinal de qualidade até 50 quilômetros da rádio base, ou seja, uma distância 10 vezes maior do que a existente hoje no Sistema 4G, e com uma qualidade muito maior. Com o sistema, o produtor terá acesso à tecnologia de internet das coisas, entretenimento e educação para as pessoas que vivem em áreas remotas e rurais, e ainda podem agregar tecnologia nos processos agropecuários, permitindo uma maior produtividade do setor.

A tecnologia e sua aplicabilidade foram apresentadas pelo coordenador de pesquisa do Centro de Referência de Radiocomunicações do INATEL, Luciano Leonel Mendes, e pelo coordenador de Tecnologia e Inovação do CRR, Henry Rodrigues. Eles mostraram, na prática, os testes já realizados, os resultados obtidos e os impactos da tecnologia para o produtor. Foi feita ainda uma apresentação com drones controlados por essa tecnologia.

“Nosso objetivo é levar para o campo a mesma experiência que as pessoas têm de acesso à internet na cidade. Para fazer isso, nós desenvolvemos um projeto em parceria com a Europa, no qual a gente concebeu um modo de operação 5G, com especificação para atuação em áreas remotas e rurais”, disse Luciano Mendes.

Últimas notícias publicadas
22/10/2020 Prêmio Brasil Artesanal 2020 vai reconhecer melhores salames produzidos no país
21/10/2020 Valores de referência – Outubro
19/10/2020 Comunicado 15 – Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Ribeirão do Ouro – Situação crítica e redução do uso das outorgas
14/10/2020 Semana Internacional do Café abre credenciamento para edição 100% digital
13/10/2020 Processo único de outorga Rio Araguari | Rio Claro e Córrego Olaria
09/10/2020 Comunicado 13 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Araçuaí - Situação Crítica e Redução do uso das outorgas
09/10/2020 Comunicado 14 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Gorutuba – Situação crítica e redução do uso das outorgas
09/10/2020 Comunicado 12 - Assessoria de Meio Ambiente - Bacia do Rio Paraúna – Situação crítica e redução do uso das outorgas
09/10/2020 Conta FAEMG Digital – Facilidades para o produtor rural
08/10/2020 Prêmio de Boas Práticas Ambientais
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br