até
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Piloto do Projeto FAEMG+ impressiona Sindicatos da região Central de Minas
Josiane Moreira, de Sete Lagoas

 

Os Sindicatos Rurais de Curvelo, Paraopeba, Pompéu, Sabinópolis e Serro tiveram a oportunidade de conhecer o piloto do Projeto Sistema FAEMG+, que tem como proposta a ampliação da prestação de serviços aos produtores rurais, reforçando a atuação das entidades cooperadas junto à categoria. ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), VTN (Valor da Terra Nua), Convênios, GTA (Guia de Trânsito Animal) e Nota Fiscal serão mais alguns serviços que os Sindicatos passarão a oferecer. 

As capacitações vão preparar profissionais para prestarem serviços e ofertar produtos de interesse do produtor, trabalhador e seu familiares, por meio de formação específica com técnicos do Sistema ou instrutores.

 

No treinamento técnico e gerencial realizado pelo coordenador jurídico da FAEMG, Francisco Simões, pela  coordenadora pedagógica Míran Rocha (na foto acima) e pelo assessor sindical Rogério Arantes, foram apresentados os temas de interesse para o produtor rural na perspectiva de que os próprios Sindicatos se prepararem para receber novas demandas, ofertar outros serviços para o empreendimento rural e atuem fortemente na representatividade da classe.

A expectativa do Projeto FAEMG+ é a promoção de cursos e treinamentos com foco na ocupação Trabalhador na Administração de Associações e Sindicatos Rurais no sentido de habilitar profissionais para atender ao produtor rural. Ainda, instrumentalizar os Sindicatos de Produtores Rurais para atuarem na perspectiva de prestação de serviços e oferta de produtos para e em benefício do produtor rural e sua atividade como ação complementar aos treinamentos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e da Assistência Técnica e Gerencial.

Modernização, inovação e fortalecimento sindical

Segundo o coordenador de Planejamento do SENAR Celso Furtado Júnior, a iniciativa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem foco no processo de modernização e inovação para implementar novos modelos de parceria junto aos produtores rurais associados, e representação da classe.

 

“Diante da premente necessidade de se adaptar ao novo momento do sindicalismo, e para que os Sindicatos continuem prestando serviços para o produtor rural, é fundamental estabelecer um programa que proporcione condições para sustentabilidade do Sistema Sindical o que pode representar um passo à frente para alavancar um modelo moderno, e que estimule maior protagonismo no processo de desenvolvimento da economia local e regional”, destacou Celso Jr.

O produtor em primeiro lugar

O presidente do Sindicato Rural de Serro, Roberto de Castro Teixeira, aprovou o projeto, pois, de acordo com ele, o bem-estar do produtor vem em primeiro lugar. “Tudo que puder ser feito por meio do Sindicato ajuda demais, porque, devido a rotina do produtor, muitas questões administrativas ou que necessitam de atenção aos prazos podem passar despercebidas. Ocorre que o produtor, de modo geral, não tem em mente um calendário para resolver os problemas da roça e, às vezes, ficam sem norte mesmo.  Quando veio essa oportunidade via FAEMG, recebemos de braços abertos. O aperfeiçoamento para prestar tais serviços para o associado veio em boa hora. Nós queremos fornecer o máximo que pudermos para o produtor e, mais ainda, agregar valor”, disse.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Antônio de Salvo (de branco  na foto ao lado, junto com o coordenador jurídico Francisco Simões), é fundamental que o Sindicato reconheça seu papel nesse novo sindicalismo que se apresenta e que esteja pronto para atender o produtor rural em todas as suas necessidades. “O produtor deve procurar o sindicato para qualquer coisa, seja para tirar uma guia, comprar, vender, buscar informações a respeito de seguro, previdência, dentre outras demandas. Queremos que ele leia ‘CNA/FAEMG/Sindicatos’ ele tenha isso como ponto de referência e apoio positivo por levar a ele mais que orientação, mas bons negócios. Neste sentido, o piloto foi excelente porque não precisamos só saber fazer, precisamos fazer bem feito”.

“Parabéns ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES pelas iniciativas e inovações. O FAEMG+ aproxima, ainda mais, a entidade da realidade dos Sindicatos, produtores, trabalhadores rurais e funcionários, proporcionando uma troca de ideias, interação e melhorias na prestação de serviços e, consequentemente, aumento de renda dos envolvidos. Em setembro, vamos iniciar algumas mudanças no Sindicato, proposta oriunda da reunião em Curvelo. O nosso muito obrigado a família FAEMG/SENAR/INAES”, completou o presidente do Sindicato de Sabinópolis, Frank Mourão Barroso.

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Curso promove construção de Fossa Séptica Ecológica
19/10/2020 Jovens destacam importância dos cursos de Equitação e Doma Racional
19/10/2020 Após um ano da realização do curso de recuperação de nascentes, produtor comemora água saindo da mina
16/10/2020 Benefícios da palma forrageira na alimentação bovina
16/10/2020 Curso em Olímpio Noronha orienta sobre saúde e atenção ao idoso
16/10/2020 Treinamento aborda saúde e empoderamento feminino em Campos Altos
16/10/2020 ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR
16/10/2020 Curso de Guindauto Munck é promovido em São Domingos das Dores
16/10/2020 Mobilizadores empenham-se para aplicar pesquisa do Sistema FAEMG
15/10/2020 ATeG leva novas possibilidades a cafeicultores de Eugenópolis e Pedra Dourada
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br