até
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Capacitação online sobre defensivos promove boas práticas no uso dos produtos para segurança alimentar e ambiental
SENAR MINAS

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é um dos parceiros do Alinhamento Técnico sobre Boas Práticas Agrícolas na Produção Integrada, uma atualização técnica online sobre aplicação de defensivos agrícolas promovida pela Syngenta em conjunto também com Embrapa e com o Sistema FAEB, da Bahia, durante toda essa semana. O objetivo é disseminar as boas práticas de aplicação dos produtos.

A abertura foi na segunda-feira, dia 3, e o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif (na foto, durante a abertura), falou pelo Sistema. Instrutores credenciados do SENAR Minas da área de Defensivos Agrícolas, técnicos de campo e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa Café+Forte também estão sendo treinados.

“São ações que garantem maior retorno econômico, pois as aplicações se tornam mais eficientes e eficazes e aumentam a seguridade ambiental e alimentar”, explica o analista técnico de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR Minas, Luiz Felipe Xavier Coelho, um dos profissionais encarregados do evento. Na programação ainda estão previstos conteúdos sobre emergências médicas, segurança no uso e manuseio dos produtos, legislação, tecnologias de aplicação, meio ambiente e manejo integrado de pragas.

Sustentabilidades

Para Christiano Nascif, a perspectiva do Brasil como “celeiro do mundo”, potência no fornecimento de alimentos para a população mundial, reforça a importância de eventos como esse. “Daqui a alguns anos, teremos que alimentar 10 bilhões de pessoas no mundo e temos que fazer isso com alimentos seguros e saudáveis. Cada vez mais as questões da biosseguridade e da sustentabilidade na produção, na logística, distribuição, infraestrutura e na diminuição do desperdício dos alimentos são fundamentais para o nosso sucesso”, avalia.

O superintendente destaca a sustentabilidade econômica como pilar para manter todas as outras, no entanto. A questão econômica é importante porque o gasto com defensivos é uma parte significativa do custo operacional do produtor rural, afirma. “Não dá para cuidar do verde estando no vermelho. É importante essa racionalidade econômica com um equilíbrio ambiental para que possamos produzir com maior eficiência. É o que nós precisamos no agro e em todo setor da economia mundial”.

Capacitar para preservar

O analista da FPR Luiz Felipe Xavier explica que há um segundo momento desse evento planejado para o final do ano com foco na parte prática, direcionado apenas para instrutores. Ele conta que a Syngenta realiza esse tipo de capacitação pois acredita que é melhor investir no conhecimento dos profissionais nas boas práticas de aplicação do que no desenvolvimento de um novo defensivo, que tem o “prazo de validade” acelerado quando há mau uso.

“É preciso ter consciência de que o gerenciamento ambiental na propriedade não é somente fazer as demarcações de reservas e APP’s”, diz Luiz. É ter consciência na hora de usar novos defensivos; é não usar o mesmo princípio ativo sucessivamente no controle químico; é usar o controle biológico para conter as pragas e doenças e muito mais, pois apenas assim garantiremos o manejo correto para uma agricultura tropical, porque o que fazemos de errado para o solo ou para a planta acaba nos afetando direta e indiretamente”, alerta.

Últimas notícias publicadas
18/09/2020 Técnicos do ATeG participam de alinhamentos e capacitações em setembro
18/09/2020 Setembro Amarelo: em Caputira, curso de Saúde da Mulher foca na saúde mental
18/09/2020 Formação por Competência é promovido pela 1ª vez no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
18/09/2020 Pesquisa FAEMG: em reunião, mobilizadores buscam estratégias para ampliar trabalho
18/09/2020 SENAR MINAS revela finalistas do 1º Prêmio Nacional de Vídeos Educativos
17/09/2020 Planejamento Anual de Trabalho para 2021 é tema de reunião em Sete Lagoas
17/09/2020 ATeG Leite e Sebraetec: produtor em Eugenópolis aposta no melhoramento genético
17/09/2020 ATeG Leite: Sistema FAEMG promove encontro de apresentação em Muriaé
16/09/2020 Após atuação do SENAR, produtor comemora avanços na propriedade da família em Formoso
16/09/2020 ATeG: apicultores ribeirinhos do Norte de Minas fazem visita técnica à Coopemapi
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br