até
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Cocatrel abre primeira turma do Programa Gestão com Qualidade no Campo
Cocatrel

A Cocatrel, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), abriu a primeira turma do programa GQC (Gestão com Qualidade no Campo), que busca atender às demandas dos produtores que desejam investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais, ajudando a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos e buscar eficiência na condução do negócio. O objetivo é ampliar a visão empresarial do produtor rural.

 

Através do GQC, o produtor é estimulado a promover uma mudança de atitude – de agricultor para empresário rural – e a adquirir um novo olhar sobre a propriedade. O GQC respeita a cultura, a linguagem e as características do meio rural.

 

O Programa é desenvolvido em módulos, com a carga horária de 86 horas. As aulas são expositivas, voltadas para exemplos práticos, e consultorias especializadas, que são feitas nas propriedades rurais. Cada turma é composta por vinte pessoas, duas por propriedade.

“Dentro do projeto Universidade Cocatrel, estamos proporcionando cursos, encontros e palestras, que abrangem tanto orientações técnicas quanto de gestão das propriedades, capacitando os produtores para administrarem suas fazendas com um foco mais profissional, preparando seus sucessores e também buscando trazer esses cooperados para mais perto da gestão da cooperativa”, explica Marco Valério Araújo Brito.

 

O curso, que teve início em dezembro de 2019, tem agradado os participantes e atendido às expectativas. Veja os depoimentos dos produtores:

 

“O curso é muito bom e faz entendermos o nosso negócio como um todo, nos ensinando a importância dos números e do planejamento para as tomadas de decisão” (Gabriela Machado Piedade)

 

“O curso é ótimo! Além de nos fazer ver a Fazenda como empresa, nos ajuda como devemos tomar as decisões, a relação de colaborador x administrador/gerente e planejar o que deve ser feito a partir dos planos de ação e também a colher os dados para montar os custos de cada etapa que o café exige.” (Laís Reis)

 

“O GQC superou minhas expectativas! O programa nos proporciona ferramentas para gerenciar a fazenda nos moldes de uma empresa, possibilitando-nos planejar e administrar de forma consciente e participativa, com os pés no chão!” (Marisi Garcia Rosa Andrade)

 

“O GQC está sendo um divisor de águas na nossa vida! Por meio das atividades propostas e da consultoria in loco estamos conseguindo transformar a fazenda em um negócio, de fato! Além do mais a troca de experiências com o instrutor e os colegas tem sido muito importante, pois juntos podemos muito mais!” (Luiza Mendonça)

 

“O GQC está sendo muito bom para nós, pois com ele estamos conseguindo enxergar muitas coisas que estávamos errando, nos ensinando a fazer um planejamento como deve ser feito. Além do aprendizado com o professor, consigo aprender bastante também com os colegas, seja durante as aulas ou mesmo nos cafés. Isso gera uma troca de informações e experiências muito legal.” (Hugo Reis Brito)

 

O GQC além de seu conteúdo extraordinário, ele atinge um objetivo que nenhum outro curso consegue: a participação, o envolvimento, o conhecimento e, acima de tudo, o comprometimento da família com o negócio, que até então era visto apenas como sítio/fazenda e de agora em diante passa a ser considerado uma empresa. Essa nova visão com certeza nos trará melhores resultados e maior satisfação”. (Luiz Carlos de Mendonça)

 

A Cocatrel abrirá, em fevereiro, a segunda turma do GQC. No mesmo formato, serão destinadas 20 vagas (10 duplas), para 10 propriedades. Como contrapartida, o cooperado precisa ser sindicalizado ou se sindicalizar, no Sindicato dos produtores rurais de sua cidade, além de dedicar-se na realização das tarefas estabelecidas pelo instrutor.

Últimas notícias publicadas
19/10/2020 Curso promove construção de Fossa Séptica Ecológica
19/10/2020 Jovens destacam importância dos cursos de Equitação e Doma Racional
19/10/2020 Produtor de Ubá comemora recuperação de nascente
16/10/2020 Benefícios da palma forrageira na alimentação bovina
16/10/2020 Curso em Olímpio Noronha orienta sobre saúde e atenção ao idoso
16/10/2020 Treinamento aborda saúde e empoderamento feminino em Campos Altos
16/10/2020 ATeG Café: produtores do Sul de Minas enviam amostras para o Cupping do SENAR
16/10/2020 Curso de Guindauto Munck é promovido em São Domingos das Dores
16/10/2020 Mobilizadores empenham-se para aplicar pesquisa do Sistema FAEMG
15/10/2020 ATeG leva novas possibilidades a cafeicultores de Eugenópolis e Pedra Dourada
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br