até
sábado, 11 de julho de 2020
Como ganhar dinheiro com a atividade rural

Gestão e eficiência são a chave para a lucratividade do seu negócio! Parece óbvio, mas há muito trabalho e boas dicas por trás da receita de sucesso! “O agro pode ser um excelente negócio e é uma tendência em crescimento mundialmente, mas não é lucrativo para todos. A diferença é a eficiência na gestão”, garante o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. “O melhor sistema de produção é o que dá mais lucro. A única receita é ser eficiente no que faz. E isso parte das suas escolhas”.

Sua live “O agro é um bom negócio”, encerrou hoje a série promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES com 10 transmissões ao vivo, na Semana do Produtor Rural Mineiro.

Veja os principais fatores de atenção elencados por Christiano Nascif para que o produtor possa ter mais lucro com seu negócio:


1 – EFICIÊNCIA E LUCRATIVIDADE

O produtor rural ama o que faz, gosta de vaca, de terra. Faz com carinho e empenho. Mas precisa ter lucro; ganhar dinheiro com o negócio. E lucro é o resultado da eficiência! Produzir mais e melhor com menos, qualquer que seja o tamanho do seu negócio e o tipo de atividade rural que você desenvolva. Lucro é resultado das coisas bem feitas!”


2 - DIVERSIFICAÇÃO

Uma estratégia para superar os desafios é diversificar a produção. Quando uma cadeia produtiva estiver pouco lucrativa, será compensada por outra. Mas diversificação só vale se todas as atividades forem feitas com eficiência. Se for para fazer várias coisas mal feitas, é melhor focar em uma só, mas com competência”.


3 – CONHEÇA SEU NEGÓCIO!

Há riscos e fatores que não conseguimos controlar diretamente, mas outros podem e devem ser gerenciados. Tenha sempre uma calculadora, caderno, caneta e cinco minutos do seu tempo todos os dias para conhecer o seu negócio e o gerenciar. Anote tudo e analise o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para que o seu negócio dê mais dinheiro”.


4 - GESTÃO

Existem, à disposição do produtor, instrumentos de crédito, canais de comercialização, assistência técnica, e ele também precisa buscar eficiência na gestão da sua atividade, ter informação, tomada de decisão, metas e resultados, para que sua atividade resulte de fato em dinheiro no bolso”.


5 - LIQUIDEZ DE CAPITAL

O giro de capital - a liquidez do negócio – costuma ser o problema da maioria das cadeias do agro. Muitas vezes o produtor tem patrimônio parado dentro da porteira e não tem dinheiro livre para investir, ter lucratividade e qualidade de vida. Quanto maior o investimento no capital imobilizado na propriedade (maquinário, terras pouco produtivas...), maior pode ser o desafio de tornar a empresa viável economicamente. Preocupe-se em investir o que gera receita, liquidez! A taxa de giro tem que ser 50% do patrimônio empatado. Essa é a conta que vai te dar fôlego”.


6 - ASSISTÊNCIA E EQUILÍBRIO

O produtor precisa contar com assistência técnica e gerencial de qualidade. Profissionais sérios que o orientem na tomada de decisões e como melhor gerir os recursos e otimizar seus negócios. Para ganhar dinheiro, é preciso equilíbrio no triângulo preço-escala-custos. Nem sempre cortar custos te leva ao lucro (custo mínimo não equivale ao lucro máximo!). E escala não é volume de produção, é aumento com eficiência. Um bom profissional pode ajudar muito o produtor, e hoje este tipo de serviço pode ser acessado com baixo custo ou mesmo gratuitamente, como já oferecemos com sucesso pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES”.


Assista a live completa aqui:

 

Últimas notícias publicadas
05/08/2020 Centro de Excelência em Cafeicultura vai gerar emprego e capacitação no Sul de Minas
05/08/2020 Certificados de estabelecimentos e produtos para alimentação animal passam a ser eletrônicos
29/07/2020 Agro foi setor que mais contratou
29/07/2020 Feijão, pulses e colheitas especiais - o futuro chegou!
23/07/2020 Brucelose - Ministério atende pedido da FAEMG
22/07/2020 Conseleite - Valores de referência - Julho
22/07/2020 Vaga para Analista Técnico em FPR
21/07/2020 Brucelose - MAPA vai responder pedido da FAEMG
21/07/2020 Mapa lança canal anônimo para denunciar venda casada no crédito agrícola
17/07/2020 Minas Gerais ainda terá vacinação contra a febre aftosa em 2021
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br