até
terça-feira, 7 de julho de 2020
Programa GQC revoluciona fazenda leiteira em Piedade do Rio Grande
Aline Furtado, de Juiz de Fora

O médico veterinário e produtor rural de Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes, Marcos Helvécio Monteiro Júnior, é taxativo: “O GQC me auxiliou a enxergar as riquezas que a propriedade tem, mas não conseguíamos ver. Passamos a planejar melhor os rumos necessários para o aumento da produção aliando à alta do lucro”. Ele participou do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) entre junho e setembro do ano passado e os resultados na Fazenda Taboão são evidentes.

Após a construção de uma pista de trato para 70 vacas em lactação, a produção leiteira cresceu. “Em três dias de uso da pista de trato, registramos aumento de 1,5 litros por vaca. Em abril, a média de produção diária por vaca era de 16,5 litros. Atualmente, é de 19,4 litros. Nossa produção diária total passou de 1.100 litros para 1.450 litros”, relata o produtor. Também foi construído o espaço para o pré-parto.

“Na área administrativa, passamos fazer anotação de gastos e, principalmente, planejar. Comecei a planejar o que precisa ser feito daqui a um tempo, como necessidade de silagem, quantas vacas vou ter em lactação daqui a três meses, por exemplo. Além disso, temos cuidado para ter animais mais saudáveis, a fim de que consigamos agregar no momento da venda”, explica o produtor.

“O GQC transforma vidas”

Para o gerente de negócios do Sicoob Credivertentes, Rogério Ladeira Franco, parceiro do Sistema FAEMG/SENAR/INAES no Campo das Vertentes, “o GQC transforma vidas. Como gosto de dizer, o Programa mexe primeiro com a cabeça e, a partir daí, mexe com as mãos, os braços, pernas etc. Quando finalizamos cada edição do GQC, fica a sensação de dever cumprido”.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, Alex Sander Monteiro, os resultados são uma vitória inclusive para o município. “Trata-se de uma cidade pequena, com cinco mil habitantes, sendo três mil na área urbana. Mas temos um sindicato atuante e a parceria com o Sicoob Credivertentes nos possibilitou trazer o GQC para cá. Já estamos vendo a diferença após a gestão implantada.”

O GQC no município foi realizado por meio da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sicoob Credivertentes, com mobilização de Kelson Pablo Almeida Nogueira.

Gestão para resultado

“O Programa trata da gestão do negócio, passando por várias fases. Uma delas envolve traçar o diagnóstico da empresa, quando o proprietário toma ciência do valor que ele tem na mão e o desfrute, que geralmente está baixo porque a propriedade não é vista como uma empresa. Outra fase é a definição da missão da empresa. Há também o planejamento, que deve ser feito a curto, médio e longo”, explica o instrutor do GQC, Bernardo Faria de Barros.

Segundo ele, ao longo dos encontros, o produtor rural aprende que produção, finanças, comercialização e marketing e recurso humanos devem “andar juntos”. “A área que tiver com deficiência vai delimitar o sucesso do negócio. O GQC oferece um olhar holístico, além de trabalhar as relações interpessoais. Por meio do Programa, o produtor aprende a tomar decisão em cima de números, ou seja, gestão para resultados.”

Bernardo ressalta sua satisfação ao verificar casos de sucesso como o de Marcos Helvécio. “Ele planejou e executou as mudanças. Está de parabéns. É muito gratificante fazer parte disso.”

Últimas notícias publicadas
06/08/2020 Reutilização artesanal do tomate e produção de condimentos estimulam geração de renda extra em Capelinha
06/08/2020 “Feira Segura” em Carangola agrada produtores e consumidores
04/08/2020 Grandes aliadas do homem do campo, motos ganham curso novo do SENAR MINAS
04/08/2020 Trabalhadores no corte e traçamento de madeira são treinados pelo SENAR
04/08/2020 Preocupada com incêndios em tempo seco, Grão Mogol capacita brigadistas com o SENAR
04/08/2020 Curso Manutenção de tratores é destaque do MG Rural no próximo domingo
04/08/2020 "Nem parece o mesmo": Programa 5S melhora gestão no Grupo ER, em Buritis
04/08/2020 Capacitação online sobre defensivos promove boas práticas no uso dos produtos para segurança alimentar e ambiental
03/08/2020 Curso de Turismo Rural faz produtora de Juiz de Fora ver fazenda com outros olhos
03/08/2020 Produtora da Zona da Mata afirma que SENAR a fez enxergar “grandes possibilidades”
Ver todas
FAEMG
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3000
E-mail: faemg@faemg.org.br
Senar Minas
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3074
E-mail: senar@senarminas.org.br
INAES
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3109
E-mail: inaes@inaes.org.br
Sindicatos
Avenida do Contorno, 1.771 - Floresta
Belo Horizonte – 30.110-005
Fone: (31) 3074-3028
E-mail: asind@faemg.org.br